segunda-feira, 30 de março de 2020

Três cuquedos para espantar medos #Fique em casa 9


Hoje começam as férias da Páscoa. Serão umas férias diferentes. Umas férias com mais tempo para LER!...
As sugestões que hoje apresentamos são um convite a otimizar o tempo desta paragem letiva, em casa. 
Os momentos de leitura partilhada entre pais e filhos convertem-se em boas memórias afetivas ligadas ao livro: são um importante contributo para criar o gosto pela leitura.

Propomos, então, para estes dias, TRÊS CUQUEDOS, uma trilogia da autoria de Clara Cunha e Paulo Galindro:

Depois do enorme sucesso que foi, em 2008, O CUQUEDO, Esta dupla autoral fez chegar até nós, em 2017, O CUQUEDO E UM AMOR QUE METE MEDO, e, em 2019, O CUQUEDO E OS PEQUENOS APRENDIZES DO MEDO.
Parece que o Cuquedo veio para ficar!


Miolo do primeiro volume:
uma das expressões mais conhecidas do público infantil "Alto Lá!"

Miolo do primeiro volume:
outra das expressões que fica no ouvido de todos "Ai tu não sabes?"
São já várias as recriações do primeiro livro deste trilogia, disponíveis na web, prova de que a obra se presta a múltiplas atividades e leituras. Escolhemos a leitura de Elsa Serra:


  
Mas também gostamos do resultado final do vídeo que se encontra AQUI.


O segundo volume O Cuquedo e um amor que mete medo, é deliciosamente contado (e cantado) por Luísa Sobral, AQUI.

Miolo do segundo volume:
 a resposta "refrão" do Cuquedo às pretendentes que não sabem assustar.

Miolo do segundo volume: Apareceu a Cuqueda...

Também nos pareceu particularmente interessante esta recriação do mesmo volume, que conta com a participação de crianças:





O terceiro volume, O Cuquedo e os pequenos aprendizes do medo, conta a história dos descendentes do Cuquedo e da Cuqueda: os Cuquedinhos que não sabiam assustar...

Miolo do terceiro volume:
Os cuquedinhos não sabiam assustar. Mas alguém os vai ensinar...

Miolo do terceiro volume:
E... quem ri por último ri melhor.
Miolo do terceiro volume:
...foi o que aconteceu com o milhão de Cuquedinhos!

Ao longo dos três livros que compõem esta trilogia, o pequeno leitor vai travando amizade com uma grande variedade de animais, que Paulo Galindro (ilustrador) se encarrega de representar com muito humor.
O primeiro Cuquedo é habitado por Zebras, Hipópotamos, Elefantes, Girafas e Rinocerontes, que se passeiam na Selva.
No segundo Cuquedo, aprensentam-se para casar a Grou, a Macaca, a Hiena e a Serpente.
No último Cuquedo, os Cuquedinhos Aprendizes do Medo vão cruzar-se com Crocodilos, com Ocapis, com Búfalos, com Abutres e com Tigres.

Miolo do terceiro volume:
o encontro com os búfalos e o humor que Paulo Galindro confere à ilustração.
A estrutura acumulativa destas narrativas convida à memorização e dramatização das mesmas. E como estamos de férias, em casa, temos mais tempo para o fazer. Deixamos quatro sugestões em torno destas obras:

1. Um Teatro cá em casa:

Vamos ouvir a(s) história, tentar memorizá-la(s) e contá-la(s), em família, de forma dialogada, e teatralizada: cada elemento da família representa uma personagem. Aproveitem (sobretudo no primeiro volume) para se movimentarem "de cá para lá, e de lá para cá!" Se faltarem personagens, podemos criá-las:

2. Uma Selva de Fantoches

Vamos criar fantoches para representar os animais: com recurso a material de desperdício, como rolos de  papel higiénico, garrafas, restos de tecido, pedaços de madeira, etc (inspirem-se no pinterest, por exemplo). Depois é só por os "fantoches" a falar. Enquanto a Girafa grita "ALTO LÁ!", a Macaca diz "Quero eu, quero eu!"

O Cuquedo veio para ficar!

3. Uma oficina de Cuquedos

Vamos fazer Cuquedos! Com a técnica do pompom é muito fácil: só precisamos de dois círculos de cartão e de lã (podemos fazer cuquedos de todas a cores!), uns bocadinhos de tecido, papel ou plástico para fazer os olhos e a boca, e uns pauzinhos para as pernas e braços. Podemos espreitar a técnica AQUI.


4. Segredos da Selva

Se quiserem aproveitar para saber um pouco mais sobre os animais destes livros e os seus habitats, também podem construir maquetes (aproveitando caixas vazias) e recriar os cenários evocados. Podem juntar uma etiqueta (pequeno cartão) com a voz de cada animal (usem um palito e cola para fixar as etiquetas) ou com uma breve apresentação do mesmo.

Miolo do terceiro volume: os ocapis.

É muito fácil despertar o gosto pela leitura em crianças de tenra idade: transformemos os momentos de convívio com o livro em momentos de conversa e de jogo... à medida que a curiosidade vai aumentando, o conhecimento evoluirá naturalmente.

Boas férias! Boas leituras!

Ficamos à espera das vossas partilhas: trabalhos, experiências, testemunhos. Vamos continuar a inspirar-nos uns aos outros.

#Fiquem em casa e redescubram o prazer de ler juntos.





Sem comentários:

Enviar um comentário