segunda-feira, 23 de março de 2020

Um tropel de palavras poderosas ou Um outro modo de olhar #Fique em Casa 4

Porque março é o mês da poesia, regressamos com uma antologia de João Manuel Ribeiro, um dos grandes nomes da literatura para a infância em geral, e da poesia em particular, em Portugal.


Trata-se de uma obra que reúne 21 poemas do autor, recolhidos de outras obras suas, como Poemas para Brincalhar, Rondel de Rimas para Meninos e Meninas, Algazarra de Versos, Desmatematicar, A Casa do João, etc. A seleção e organização é da investigadora Sara Reis da Silva, e a ilustração é coletiva: Anabela Dias, Ana Lúcia Pinto, Fedra Santos, Gabriela Sotto Mayor, Bolota, João Vaz de Carvalho e Sara Cunha são alguns dos ilustradores que colaboram nesta antologia. Informação complementar sobre a obra AQUI.


Escolhemos esta obra pela sua qualidade, pela possibilidade que nos oferece de uma visão panorâmica da obra poética de João Manuel Ribeiro, e pelo facto de todos os poemas que integram o livro poderem ser ouvidos pela voz do próprio autor AQUI (onde podem ainda ser descobertas outras obras).


Gostamos, naturalmente, de todos os textos. E, por isso, convidamo-vos a ouvi-los, uma e outra vez, a degustar as palavras, a sentir...
Selecionamos três poemas, pela pertinência dos temas e pelas possibilidades que nos deixam... para refletir, para conversar, para "imitar", para brincar.


O poema que dá título à obra e que integra a temática da Infância encerra uma poderosa mensagem de esperança, dá lugar ao sonho, e ao poder transformador da palavra, da poesia. Foi ilustrado por Ana Lúcia Pinto.
Se quiserem brincar com o poema...

1. Tropel, só no papel!

Vamos descobrir o que significa tropel, e construir o nosso: um TROPEL de PALAVRAS poderosas!



O segundo texto que destacamos é Pelo muro acima e abaixo, um poema pequenino, para memorizar e brincar



2. Animais a rimar

Podemos brincar com este texto, substituindo o nome dos animais, dos locais por onde passam, e do que fazem... vamos experimentar? Pela mesa acima... Também podemos experimentar ilustrar ao jeito da Gabriela Sotto Mayor!


E o terceiro texto, originalmente publicado em Desmatematicar (como facilmente se compreende), tem por título Contas de Somar! (Não se assustem, que não vamos mandar ninguém fazer contas a esta hora!:). É um poema muito divertido, onde o o autor fez poesia, brincando com os números! A Bolota ilustrou.



3. Contas de Poesia

Se quiserem experimentar, comecem por fazer listas de palavras que rimam com os números, e depois componham a vossa estrofe, o vosso poema. O mais importante é percebermos como a língua se pode transformar num autêntico laboratório de criatividade.




E, sobretudo, façam dos momentos de leitura, momentos divertidos! Não façam como o Senhor Chinfrim!

Continuem a partilhar connosco os vossos trabalhos e testemunhos, para que continuemos a inspirar-nos uns aos outros.

#Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos!

Sem comentários:

Enviar um comentário