sexta-feira, 20 de março de 2020

Andorinhas Mensageiras de Esperança #Fique em Casa 3

Hoje trazemos poesia, pois acreditamos nas palavras de Luís Sepúlveda “creio que os poetas são os mais lúcidos e projetados para o futuro de entre todos os intérpretes e leitores da nossa realidade” (1)

Sugerimos Poemas para as quatro estações, de Manuela Leitão e Catarina Correia Marques, uma coletânea de poesia que, tal como o nome indica, reúne poemas para as quatro estações.




Este livro integra os audiolivros do público, e pode ser visto e escutado: aqui

Os Hipopomatos na Lua falam sobre a obra, e mostram algumas páginas, no seu blogue: aqui.

Em jeito de saudação à primavera, privilegiamos os dois poemas que as autoras dedicam a esta estação do ano, Segredo para a primavera e Andorinha.


Poema Segredo para a primavera - pp. 6-7

Poema Andorinha - pp. 8-9
Sugerimos que escutem / leiam juntos, que degustem as palavras…

E, depois de ler, se quiserem prolongar o prazer da leitura, sugerimos:

1. Segredos do meu jardim

Partindo do poema Segredo para a primavera, convidamos a família a “descobrir” um pequeno canto no jardim, na varanda, num vaso, através da janela… e a observar, ao longo dos dias, o que acontece. É na primavera que as transformações são mais visíveis. Podemos fazer um registo fotográfico diário, ou em dias alternados, do cantinho escolhido. 



2. Histórias que a Andorinha me contou

Partindo do poema Andorinha, e juntando-lhe o conhecimento do mundo (que pode ser completado com uma breve pesquisa) podemos imaginar pequenas histórias / aventuras contadas pela andorinha. Podemos fazê-lo oralmente e/ou através da escrita ou do desenho.



3. Andorinhas Mensageiras da Esperança

Também podemos desenhar / construir andorinhas portadoras de mensagens de esperança. É só desenhar os contornos da ave (pode descarregar-se um molde - uma pesquisa por “molde andorinha” no google dá imensas possibilidades, o Pinterest tem também muitas ideias), recortar e escrever uma mensagem de esperança.

Vamos encher as nossas casas de luz primaveril. Vamos fazer circular a esperança. Façam-nos chegar os vossos trabalhos, para que, juntos, continuemos a inspirar-nos.

Miolo As quatro Estações (página da editora Máquina de Voar)

#Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos


(1) In Sepúlveda, L. e Petrini, C. (2015). Uma Ideia de Felicidade. Como as pequenas coisas podem tornar a vida melhor. Porto: Porto Editora.



Sem comentários:

Enviar um comentário