Crianças Leitoras, Famílias Felizes: O Livro

Ao longo dos últimos 15 anos tive a felicidade de falar de livros, de promover e de conhecer experiências afetivamente ricas em torno do livro e da leitura, de integrar momentos de partilha com lugar a descobertas surpreendentes, desabafos e lágrimas, gargalhadas e sorrisos genuínos, despoletados por um livro, um poema, ou uma boa conversa. Ao longo desta década e meia pude constatar que a leitura com os filhos contribui para a felicidade imediata da família: o segredo está na escolha do livro, na abordagem feita ao livro e na regularidade da leitura.

Encomendas: geral@operaomnia.pt 
envio célere e portes grátis

Crianças Leitoras Famílias Felizes reúne quase meia centena de relatos de experiências que testemunham o poder do livro e da leitura literária no que à criação de momentos felizes diz respeito, acompanhados de mais de 150 sugestões de títulos de obras literárias para a infância dentro de um vasto leque de temas, o que garantirá ao leitor qualidade e diversidade na hora de escolher.

Este livro destina-se tanto aos pais, quanto aos professores e educadores, uma vez que é à escola que cabe a responsabilidade de orientar a família na escolha de bons livros e na vivência de experiências profícuas e significativas em torno do livro e da leitura.


O livro, uma edição da Opera Omnia, será lançado no próximo dia 28 de outubro de 2022, às 21:00 horas, integrando as comemorações dos 15 anos aLer+ em Família no Agrupamento de Escolas de António Feijó. A apresentação estará a cargo do Professor João Carlos Gonçalves.



O livro encontra-se dividido em três partes.

A primeira parte, Ninguém ama o que não conhece, é composta de uma breve reflexão sobre algumas crenças limitadoras em torno do ato de ler, e o efeito que estas representações da leitura poderão ter ao nível da formação do leitor, completando-se com um conjunto de orientações para o mediador e uma interpelação à escola.

A segunda parte, Quando os livros se tornam família, integra um conjunto de ideias, baseado numa seleção de testemunhos partilhados por leitores de todas as idades, decorrentes de experiências de leitura em família e noutros contextos de mediação, que se fazem acompanhar de sugestões de leituras dentro dos temas abordados.

Na terceira parte, Leituras para uma pedagogia da felicidade, é apresentada uma seleção de obras literárias para a infância, brevemente comentada e analisada à luz da questão que é o cerne deste livro: de que modo a leitura pode contribuir nos fazer (mais) felizes.

O livro encerra com uma espécie de epílogo, onde são apresentados, em forma de abecedário, os efeitos secundários da leitura.






ENCOMENDAS

O livro pode ser encomendado diretamente à editora Opera Omnia, através dos seguintes contactos:

geral@operaomnia.pt

WWW.FACEBOOK.COM/OPERAOMNIAEDITORA

O envio é célere e os portes são grátis!

----------------------------------------------------------------------------------

Tivemos casa cheia no dia da apresentação de Crianças Leitoras, Famílias Felizes, como fomos dando conta por AQUI

Painel da apresentação: da esquerda para a direita:
José Manuel Costa (Editor)
José António Silva (Diretor do agrupamento António Feijó)
João Carlos Gonçalves (Responsável pela Apresentação do Livro)
Lúcia Barros (Autora)
Raquel Ramos (Rede de Bibliotecas Escolares)

Abertura do Sarau Cultural comemorativo dos 15 anos aLer+ em Família


Para os que não puderam estar presentes, e também para os que desejarem recordar este momento, aqui fica o vídeo da apresentação (28.10.2022).


Crianças Leitoras Famílias Felizes foi também um dos assuntos em destaque no Semanário Alto Minho do dia 2 de novembro de 2022, como demos conta AQUI (uma reportagem da jornalista Elsa Touceira).

Reportagem no Semanário Alto Minho de 2 de novembro de 2022

Entrevista com Fernando Pereira
No programa do Fernando e da Sofia
Rádio Ondas do Lima
11.11.2022


--------------------------------------------------------------------------------------

E os ecos de quem já leu e de quem está a ler também já se vão fazendo sentir...



                         Encomendas: geral@operaomnia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário