Ler fora da Escola


"Para que os livros e a leitura sejam uma realidade para todas as famílias" é o mote que encontramos na apresentação do projeto LER FORA DA ESCOLA, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a EDULOG (Fundação Belmiro de Azevedo).

2025/2026

No ano letivo 2025/2026 voltamos a abraçar a missão LER fora da Escola, projeto agora alargado ao 1.º e 2.º ano de escolaridade, que mantém o acompanhamento da EPE, integrando as etapas PREPARAR e APRENDER.
Continuamos o nosso trabalho de acompanhamento e orientação de educadores e professores que, no país, acolhem o projeto no presente ano letivo; e de curadoria para o espaço dos livros, que a cada três semanas acolhe uma nova estante. 

Espaço dos Livros

À semelhança do ano letivo anterior, apresentamos a distribuição dos livros pelas suas "estantes" (é só deslizar nesta página para descobrir as 20 estantes 24/25, assim como as "Sugestões da Lúcia" - proposta de atividades que criamos para acompanhar alguns dos livros). As estantes 25/26: 


Setembro traz o fim das férias e do verão. E cheira a novo. É o mês do(s) regresso(s). Nesta seleção que abre o ano letivo, trazemos diferentes representações do regresso, lembrando que tudo é cíclico, que a vida se compõe de começos e de finais, de partidas e de chegadas. Juntamos o calor da família e dos amigos à alegria das memórias partilhadas, em forma de livro sem palavras, pequenas narrativas, poesia e nonsense, e pintalgamos tudo com uma generosa dose de humor, para um regresso leve, mas memorável.


Outubro é imenso: a natureza veste os seus melhores trajes, os aromas das colheitas enchem o ar e as noites que crescem convidam a recolher. Outubro é uma festa para os sentidos, e é um convite a criar laços: com o mundo natural, com o Outro e com o Belo. Outubro também traz no ventre os dias da música, do animal, da alimentação… traz a beleza das novas amizades. Nesta seleção convive a novidade com a tradição revisitada. (Re)encontramos velhos conhecidos em lugares inesperados, descobrimos os matizes dourados do bosque acompanhados por um grupo de amigos, e penetramos nas suas profundezas, ora travando conhecimento com os seres que o habitam, ora descobrindo o inusitado. Emoldurada pela música, pela amizade e pela ternura, esta seleção propõe um novo olhar sobre as velhas coisas.


Com uma (nova) rotina já está instalada, é tempo de começar a apreciar as novas aprendizagens, experimentando novos mundos com a ajuda dos livros. A data festiva trazida de outras paragens deu o mote para esta seleção, onde juntamos fantasmas, bruxas e gatos, e mais um punhado de personagens, que ora combinam, ora destoam, dependendo dos óculos que decidirmos colocar. Nesta seleção, suspense, aventura, humor e ritmo juntam-se com ecos de património popular e discursos literários menos explorados para trocar as voltas ao medo e abrir portas às infindáveis possibilidades criadoras que espreitam dos livros.

Ler fora da Escola no AE António Feijó

No presente ano letivo o projeto será implementado junto de alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade na EB de Gandra.


2024/2025

No ano letivo 2024/2025 acolhemos este novo projeto, que desenvolvemos junto de um grupo de pais de um JI do AE António Feijó, ao longo de todo o ano letivo. As experiências que fomos realizando ao longo do ano serviram de base às sete sessões de orientação que dinamizamos junto dos professores e educadores que, a nível nacional, também acolheram o projeto. 

Estas sessões totalizam mais de 10 horas de conversa em torno da leitura, da literatura infantil e da educação literária em ambiente familiar, contendo 153 sugestões de livros de literatura infantil, 143 sugestões de atividades de leitura e ainda 12 livros para a formação do mediador, e encontram-se em livre acesso no portal da RBE, AQUI.


Ao longo de 2024/2025, fomos dando conta do desenvolvimento do projeto junto das famílias de crianças da Educação Pré-Escolar que acompanhamos, ora nas RS da Biblioteca Escolar, ora nas do Programa Educação Literária na Família, cuja compilação integra também o diário de bordo Todos os Caminhos vão dar aos livros, o projeto a Ler mais e melhor no AE António Feijó, no eixo Envolvimento da Família, espaço onde podem ser conhecidos alguns dos testemunhos dos pais participantes e ainda a visão do diretor do AE António Feijó, sobre o papel da escola na promoção da leitura em família. 
Um breve balanço-reflexão sobre o projeto neste ano letivo pode ser lido AQUI.




Espaço dos Livros

Ao longo do ano, à medida que a cada quinzena eram apresentados novos roteiros para pais e para educadores, o Espaço dos Livros do projeto LER fora da Escola ia sendo apetrechado com uma curadoria de 10 novos livros. O resultado é uma diversificada biblioteca de sugestões de leitura, organizada por temas, e em alguns casos contando com sugestões de abordagem aos livros. No final do ano letivo 2024/2025, o Espaço dos livros contava com 202 títulos, assim distribuídos:


Nesta seleção privilegiamos a diversidade autoral, editorial, discursiva e temática, com o objetivo de oferecer uma (pequena) amostra do vasto universo literário para a infância e das potencialidades de que se reveste. Falamos deste conjunto AQUI.

#2 10 livros para aguçar o olhar sobre o que nos rodeia 

Nesta seleção continuamos a privilegiar o texto literário, mantendo-se a diversidade como principal critério, sobretudo em termos de discurso e tipologia de livro. Em termos temáticos, a escolha recaiu sobre obras que, propiciando uma fácil identificação com a criança e o seu entorno, favorecem a observação e o diálogo, permitindo cruzar o livro com a vida e o quotidiano da criança e da família. Falamos deste conjunto AQUI.

#3 10 livros para mentes curiosas e famílias perguntadoras 

Maioritariamente composta por obras protagonizadas por animais, personagens habitualmente queridas dos pequenos leitores, esta seleção integra obras com formatos e enredos favorecedores do diálogo em família. Temas de proximidade como as estações do ano, as rotinas e festividades familiares, assim como a tradição popular, continuam a marcar significativa presença, assumindo, gradualmente, abordagens, formas e discursos distintos. O conjunto complementa-se com alguns textos recentes especialmente indutores de reflexão partilhada.


A paisagem dourada de outono e o aconchego da casa compõem o cenário desta seleção. O conjunto integra obras que revisitam a tradição, em verso e em prosa, pintalgadas de humor; narrativas de estrutura cumulativa, que favorecem a memorização e o reconto, livros com divertidos jogos de linguagem e livros-pergunta que, além de constituírem um hino à criatividade, se transformam em interessantes jogos de família; livros para pensar e livros com componente informativa, pois aprender e brincar combinam muito bem no conforto do lar.

#5 10 livros para acolher o frio e enroscar conversas 

A aproximação da estação mais fria é um convite a observar, novamente, as mudanças que acontecem na paisagem, na natureza e até nas nossas rotinas. Nesta seleção de livros encontramos excelentes guias: uma tartaruga que nos conduzirá ao longo sono do inverno, um esquilo que se passeia entre estações, ursos que transportam candeias, uma raposa que ilumina grutas, um touro que se recusa a ser bravo e um crocodilo que mora num alfabeto! Entre narrativas de diferentes estruturas, nonsense, poesia breve e texto informativo, este conjunto pode ser um excelente aliado na descoberta do mundo e das palavras que o (d)escrevem.

#6 10 livros para conversas animadas e reflexões partilhadas 

Com as férias de Natal à porta e o frio já instalado, é tempo de recolher ao conforto da casa, ao calor da lareira, ao aconchego da família. Nestas duas mãos cheias de livros encontrarão excelentes companheiros para os dias que se avizinham. O inverno apresenta-se ora como cenário narrativo, ora como pretexto reflexivo (há histórias com frio por dentro e por fora), ora como estímulo para viajar pelo mundo, ao encontro da diversidade, nas suas diferentes representações. A casa volta a marcar presença, pois é tempo de regressos. Da clássica narrativa ao livro informativo, passando pela poesia e pelo abecedário literário, esta seleção promete animadas conversas e profundas reflexões de fim de ano.

#Especial Natal 12 livros para celebrar o Natal 

A literatura para a infância é pródiga em obras que tematizam o Natal. A par de livros ora centrados na figura do Pai Natal, ora centrados na figura do Menino Jesus, ora conjugando ambos os imaginários, encontramos, em tendência crescente, livros que convidam a refletir sobre questões sociais emergentes, como a pobreza ou a solidão. Esta seleção, pensada para os leitores mais novos, reúne diferentes olhares sobre o Natal, integrando ainda personagens de outras paragens e de outras histórias. São livros para descobrir em família, lentamente, camada a camada. Os efeitos (de quietude ou inquietude) revelar-se-ão a seu tempo.

#7 10 livros para começar o ano a viver intensamente 

Depois das festas e das férias, é tempo de recomeçar. Os primeiros dias do ano são marcados pelos votos de “Feliz Ano Novo!”. Nesta seleção encontramos livros para refletir sobre a Felicidade e o seu significado para cada um; encontramos ideias para fazer do nosso ano um ano bom, autêntico, renovando o nosso olhar sobre nós próprios, sobre o que nos rodeia. São dez livros para nos passearmos pelo bairro, pela horta, pela floresta e pelo mundo, para brincarmos com as palavras, para conhecer o Outro e para conversar sobre tudo e mais alguma coisa, enquanto descobrimos que é muito o que nos une e tanto o que nos torna únicos.

#8 10 livros para brincar, pensar ou ler ao luar

Com o inverno plenamente instalado, este conjunto de livros convida a ficar em casa, a experimentar a melodia das palavras e a explorar a sua sonoridade. A poesia tem lugar de destaque e apresenta-se com roupagens para todos os gostos: humor, tradição, canção de embalar ou nonsense. A estação fria é revisitada numa original criação nacional e o célebre luar de janeiro é homenageado em livros com lua dentro. Tendo fama de longo, o primeiro mês do ano oferece ainda o contexto ideal para semear e “cá dentro pensar o mundo com tempo”.

#9 10 livros para tornar a leitura em verdadeiro prazer 

Nesta seleção privilegiamos as narrativas de estrutura cumulativa: livros cujo prazer nunca acaba. São leituras que permitem associar fantoches, peluches ou objetos diversos, favorecendo o reconto e a recriação das histórias, acrescentando ou substituindo personagens ou outros elementos. De temática predominantemente animal, esta seleção integra ainda uma coletânea de poesia, um abecedário literário, um livro para pensar, um álbum informativo e um livro sem palavras que promete muitas brincadeiras de inverno.

#10 10 livros para viajar, experimentar, brincar e inventar

Esta seleção é um convite a viajar dos livros para o mundo e do mundo para os livros, à boleia de palavras que ora crescem, ora encolhem, ora se revestem de novos sentidos. Em homenagem a S. Valentim e a chamar o Carnaval, este conjunto de livros contém dois dos ingredientes-chave para uma boa leitura (e uma boa vida): o humor e o amor. É tempo de namorar as palavras e de brincar ao faz de conta. Os livros oferecem-nos a liberdade de sermos o que quisermos e de (re)criarmos o mundo.

#11 10 livros para celebrar a vida

Março carrega a promessa da vida, trazendo no ventre o Dia do Pai, da árvore, da poesia e a chegada da primavera. É tempo de celebrar! Escolhemos 10 livros que são um convite a conhecer e a apreciar os ciclos e ritmos da natureza, em comunhão com a vida que renasce, nas suas múltiplas formas e manifestações. A árvore é a protagonista, mas da sua sombra desponta um sem número de pequenos mundos a desvendar: o potencial da semente, o valor da espera, a dimensão cíclica da vida, a impermanência e a repercussão dos pequenos gestos são algumas das questões que brotam desta seleção.

#12 10 livros para saudar a primavera

O ar enche-se de perfumes novos e de sons primaveris: são as flores a desabrochar e os pássaros a chegar. Vamos acordar a primavera!, é o convite que espreita desta seleção especialmente pensada para este tempo de renovação. Voltamos a passear-nos pelas estações do ano, à boleia de uma tartaruga disfarçada, de uma pequena semente e até ao som de Vivaldi. Travamos conhecimento com um pássaro tímido, um coelho atrevido, e uma criança curiosa. Desvendamos um segredo e penetramos numa horta vestida de poesia. Do eterno clássico, passando pelo livro-formigueiro, pelo novíssimo livro informativo, pelo livro com música, até ao livro-acordeão, são muitos os motivos para folhear e celebrar.

#13 10 livros para reviver as tradições

Páscoa traz consigo as desejadas férias, a caça aos ovos, as amêndoas, o reencontro da família e (um pouco mais de) tempo para saborear devagar. Preparamos uma seleção de livros que são, simultaneamente, um convite a olhar e a desvendar a vida que renasce, e a regressar às origens a partir das histórias. Entre contos populares, portugueses e de outras paragens, vamos encontrar mochos espertos, lobos enganados, festas na cozinha e até pratos exóticos, tudo temperado com uma boa dose de humor e outra de pozinhos perguntadores. Para sobremesa, sugerimos poesia em dose dupla, servida por duas grandes chefs da literatura portuguesa para a infância.  

#14 10 livros para celebrar o livro e a liberdade

Em abril celebramos a Terra, a Liberdade e o Livro, que homenageamos através da leitura. Vestindo roupagens diversas, nesta seleção de livros estes conceitos materializam-se em abordagens ora narrativas, ora poéticas; encerram ecos da história e das histórias, e propõem visões plurais do planeta que habitamos e do mundo que nos habita. Entre jardins, canções, sementes e leões, este conjunto de livros promete aquecer o sol e o coração, de pequenos e grandes leitores.

#15 10 livros para saborear as palavras 

Nesta seleção trazemos 10 livros-regaço para acolher o mês de maio na sua plenitude de aromas, cores, sabores e celebrações. Com especial destaque para a poesia, que granjeia boa parte deste canteiro literário, composto por revisitações do património popular e por grandes nomes da literatura portuguesa para a infância, esta seleção integra também algumas obras especialmente dedicadas à mãe, contemplando diferentes olhares, ora mais poéticos, ora mais humorísticos, sobre esta incontornável figura que, ao longo dos tempos, vem inspirando homens e mulheres de todos os quadrantes artísticos.

#16 10 livros para apreciar e pensar o mundo

Nesta seleção, a tónica é colocada nas relações que estabelecemos uns com os outros e com o mundo à nossa volta. Encontraremos textos da tradição revisitados, vizinhos que poderiam ser grandes amigos, e amigos que aprendem sobre a diferença, passearemos pelos quintais da vizinhança, e até visitaremos a escola do Ivo, um bom lugar para conhecer sonhos e (mais) pessoas! Travaremos amizade com os que se mudam para a nossa cidade, aprenderemos a fazer nascer jardins e ainda daremos um saltinho ao bosque onde descobriremos animais dos livros, animais de verdade e… o amor! No regresso, podemos brincar, cantando o divertido poema pial do nosso Fernando Pessoa. Vamos lá?

#17 10 livros para celebrar a criança e desafiar a imaginação 

Junho traz o verão, pela mão da criança, que homenageamos no primeiro dia. Traz também o Dia do Ambiente, os Santos Populares e… as férias grandes! Nesta seleção de livros destacamos o valor da ilustração, a linguagem universal das crianças, juntamos uma boa dose de humor, presente sobretudo na poesia, desafiamos os limites da imaginação, com um piscar de olhos ao nosso Planeta, a quem brindamos com um passeio pelo universo das flores!

#18 10 livros para acolher o verão

Nesta seleção trazemos 10 livros cheios de sol e com mar ao fundo. À medida que se aproximam as férias e que o calor vai tomando conta dos dias, o tempo torna-se mais lento. A casa dos avós, destino de muitas crianças, torna-se palco de brincadeiras e experiências.  Nesta seleção juntamos cenários estivais com aventuras bem-dispostas, onde entram, para além dos avós (claro!) galinhas, pintainhos, ratos, gatos, crocodilos e lagartas… e ainda o baralho de cartas mais famoso do mundo. Acrescentamos ainda um bilhete para uma inusitada viagem pelo mundo: o mundo num segundo, que é também um convite a recuperar o velho globo terrestre e a explorá-lo com quem nos é mais querido.

#Especial férias grandes 10 livros para viver a alegria da leitura

Nesta seleção voltamos a privilegiar a diversidade. Entre “livros-formigueiro”, livros sem palavras, memórias de infância vestidas de poesia, adivinhas disfarçadas de poemas, famílias com asas, avós com missões especiais, pop-ups e outros formatos invulgares, são 10 livros para descobrir ao som das ondas, à sombra das árvores ou com pôr-do-sol ao fundo. São livros para degustar com calma, observar, brincar, perguntar, criar… e viver a alegria da leitura em família!

Sugestões da Lúcia

No Espaço dos Livros algumas obras fazem-se acompanhar por sugestões de abordagem em contexto de leitura partilhada, dando origem à rubrica "Sugestões da Lúcia". São propostas testadas, na sua maioria em ambiente familiar, mas extensíveis a outros contextos. Assentam em três pilares: afetividade, ludicidade e literacia familiar. Podem aceder-lhes diretamente através das hiperligações que se seguem.

OH!

O rosto da avó

Corre, corre cabacinha

A galinha ruiva

Natal com a tia Josefina

A casa da mosca fosca

Espreita pela janela

Abrigo

Tempo de haikus

Destrava-Lengas, Trava-línguas e lengalengas

O vendedor de felicidade

Herberto

Inventário ilustrado dos animais

Poemas da mentira e da verdade

As mãos do meu pai

Casa de Família

O mundo cá dentro

Os três porquinhos

Ilha

O coelhinho branco

A cavalo no tempo

Os sete cabritinhos

Os dois irmãos e a bruxa

Na floresta da preguiça

Uma quinta

Era uma vez e muitas outras serão



Sem comentários:

Enviar um comentário