sábado, 5 de outubro de 2024

Ler fora da escola: diário do projeto (1)

Criar ambiente ricos de leitura: espaço, tempo e sentido.

Foi este o mote para o primeiro encontro oficial LER FORA DA ESCOLA, com o "grupo piloto" (de que falamos AQUI). 

Cantinhos e momentos de leitura, em casa, após o 1.º encontro

Depois de uma primeira abordagem na reunião geral de encarregados de educação, na abertura do ano letivo 2024/2025, junto de uma sala da EPE da EB de Trovela, onde explicamos sucintamente o projeto, e oferecemos aos presentes uma primeira leitura de degustação (escolhemos o texto Onde está a felicidade, de Álvaro Magalhães, que apresentamos AQUI), marcamos o primeiro encontro para o dia 16 de setembro.

(Atendendo ao facto de estas famílias constituírem o grupo piloto, precisávamos de ganhar algum avanço)

À hora marcada, a biblioteca escolar de Trovela (uma das bibliotecas de António Feijó) acolhia um simpático grupo de mães, ávidas e curiosas, acompanhadas pela educadora dos seus filhos, a professora Carmo. 

Nesta sessão inaugural focamo-nos no espaço, tempo e sentido, como aspetos determinantes para a criação de ambientes ricos de leitura.

O conto Tiempo de Sol, horas de Luna, que podemos encontrar em Leamos Juntos (pág, 10-13) ofereceu-nos o contexto ideal para abordarmos a inquietante questão da falta de tempo. Inspirados em Vicente, o protagonista deste conto, oferecemos aos pais um frasco do tempo, desafiando-os a conversar em família sobre o que gostam / gostariam de fazer em conjunto, prevendo tempo para o concretizarem. 

Apresentamos, depois, dois exemplos de obras literárias para a infância que serviram o propósito de experimentar algumas estratégias de abordagem ao livro: a exploração de elementos paratextuais (capa, contracapa, guardas, folha de rosto...), a ativação de conhecimento do mundo, a antecipação de possibilidades narrativas, as potencialidades do diálogo texto-ilustração, etc.

(Recorremos a dois textos que há muito nos acompanham nos projetos que vimos desenvolvendo em ambiente familiar: a Princesa de Aljustrel, de Patacrua e Agora não, Duarte, de David Mackee - falamos destas obras AQUI).

Cantinhos da Leitura com diferentes disposições, onde é visível a exposição de capas e alguns frascos do tempo!

A finalizar, convidamos os pais a criarem; durante a quinzena, o cantinho dos livros, organizando-os de acordo com critérios a acordar com as suas crianças (temas, tamanhos, preferências). Completamos a sessão com algumas dicas de arrumação, como por exemplo, a exposição frontal de alguns livros, convidando os presentes a partilhar connosco as experiências que fossem tendo lugar em suas casas.

Cantinhos da Leitura e frasco do tempo em lugar de destaque.

Foi, pois, com muita satisfação que, ao longo da quinzena, vimos chegar ao grupo de watsapp criado para o efeito os cantinhos da leitura que se iam compondo em casa destas famílias.

No 2.º encontro ficaremos a saber o que contêm os frascos do tempo e os detalhes da experiência de criação e organização destes cantinhos: fazer da leitura um valor de família passa por aqui.

Até já!

                                     

 

Sem comentários:

Enviar um comentário