Os livros na família: observar, conversar e criar.
Foi este o tema de fundo no segundo encontro com as famílias do JI de Trovela, participantes do projeto LER fora da escola.
À hora marcada, as mães foram chegando, envergando sorrisos e colocando na mesa os frascos do tempo. O entusiasmo era grande e contagiante, tendo resultado em generosas partilhas sobre as experiências em torno dos livros e da leitura, que foram tendo lugar ao longo da quinzena.
Em resposta ao desafio do primeiro encontro, a criação de ambientes de leitura - espaço, tempo e sentido, o grupo falou das experiências de criação e organização dos cantinhos da leitura em cada família, da "nova" forma de ler, e, claro, dos frascos do tempo.
![]() |
Momentos do 2.º encontro | Frascos do tempo |
![]() | |
|
A dinâmica em torno do frasco do tempo permitiu, paralelamente, trabalhar a gestão do tempo em família: uma mãe relatava o facto de os seus filhos se terem mostrado muito mais disponíveis para ajudar os pais em tarefas domésticas, de modo a libertar tempo para fazerem coisas em conjunto. Nesta família, o impacto foi tão grande que a mãe decidiu partilhar a sua experiência no local de trabalho, tendo passado a "oferecer" frascos do tempo a colegas e clientes.
Como podemos ver nas imagem acima, alguns frascos ganharam novos rótulos, "Tempo, o bem mais preciso" e "Doce Tempo" são expressões que constam de dois dos rótulos elaborados, e que refletem a importância que as famílias atribuíram ao tempo em conjunto. É ainda percetível a exploração do conceito "rótulo" no frasco "Doce Tempo". Nesta família, de acordo com o testemunho da mãe, pais e filhos estiveram a analisar diferentes rótulos de outros produtos alimentares. O rótulo elaborado, "Doce Tempo: temperado e adoçado pela família..." espelha o resultado desta "análise". Como refere Michel Desmurget, no seu recente trabalho Ponham-nos a Ler, a propósito da leitura em família, "divertimento, caso contrário, nada".
![]() |
Os livros que vão rodar pelo grupo de famílias ao longo deste mês |
- Criar diferentes famílias / grupos de pessoas, a partir do jogo com as “fatias” (oralmente).
- Criar pequenas histórias baseadas nas personagens e ações do livro: por exemplo, a rotina de uma família ao longo de um dia; a rotina de uma pessoa ao longo de uma semana (escolher pessoas de diferentes idades: o avô, a criança, o jovem…); um dia nas férias, um dia noutro lugar do mundo (explorar a diversidade); (oralmente);
- Criar, em conjunto, um minilivro ao jeito deste, representando, em tiras, os elementos da família e as diferentes tarefas da casa / jardim, etc. Brincar com o livro.
Aqui estamos nós
- Observar as ilustrações do livro, os pormenores, as palavras soltas e conversar sobre o que vão observando.
- Incentivar a criança e outros elementos da família a indicar a sua página favorita, referindo porquê; a encontrar situações parecidas com as dos seus ambientes.
- Comparar as páginas preferidas de cada um; registar algum excerto poderoso no diário do projeto.
A Manta do José
- Conversar sobre as diferentes transformações que o José e a Manta vão sofrendo, ao longo da história.
- Conversar sobre as atitudes de cada personagem: o José, a mãe e o avô;
- Escolher uma peça de roupa que já não tenha uso e dar-lhe uma nova vida: fazer uma bola, um rótulo para o frasco, uma capa para o diário, o forro de um boião, etc…
Acompanhe este projeto na nossa salinha virtual.
Sem comentários:
Enviar um comentário