Livros e Literacia Familiar

Inaugurada no mês internacional das bibliotecas escolares 2021, Livros e Literacia Familiar é uma nova valência do Programa Educação Literária na Família (ELF) e tem como principal objetivo ajudar as famílias a tirar mais proveito de materiais impressos, sobretudo do livro, no sentido de predispor a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita e para o gosto pelo saber.

Este projeto materializa-se através da dinamização de sessões on-line destinadas sobretudo a pais com crianças em idade pré-escolar e 1.º ano, educadores de infância e professores, a realizar mediante marcação (para o efeito, poderá ser utilizado o formulário desta página).

Nesta página, divulgaremos informação complementar às sessões, ideias, novidades, sítios de interesse, etc.

(Esta secção encontra-se organizada dos eventos mais recentes para os mais antigos)

-----------------------------------------------------------------------

Livros e Literacia Familiar

Sessão de 6 de março 2024

(via zoom)

Integrada no programa da Semana da Leitura 2024 do Agrupamento de Escolas António Feijó, esta ação contou com a presença de cerca de 40 pais, educadores e professores. No sentido de dar resposta a alguma inquietude verificada junto de alguns pais e professores, face a alguns livros que chegam a casa na mochila dos seus filhos, desta vez concentramo-nos nas temáticas emergentes da atual publicação literária para a infância.


Apesar da boa literatura infantil que se publica hoje no nosso país, os livros que promovem a reflexão e a conversa entre pais e filhos ainda não chegam "automaticamente" às famílias, e nem sempre junto dos professores. É preciso continuar a apostar na aproximação dos bons livros dos seus (potenciais) leitores, nos lugares privilegiados para esse encontro: a família e a escola. Entendemos que dar a conhecer livros que abordam questões mais delicadas, que deixam mais perguntas que respostas, que também agradam ao adulto, é tarefa da escola e se a escola não o fizer, ninguém o fará. 

Para esta sessão selecionamos um pequeno conjunto de obras para ilustrar estas questões: como são abordados os temas mais delicados? o que fazer antes de ler um livro? o que fazer depois de ler um livro? 
Assim, entre autores estrangeiros e autores nacionais, livros de autoria única e partilhada, narrativas abertas, fechadas e de estrutura cumulativa, livros protagonizados por animais, por crianças, por adultos e até pelo mar, se foram materializando exemplos concretos, respondidas algumas questões e levantadas outras tantas (ou mais ainda), o que nos deixa genuinamente satisfeitos!
Seguimos ACREDITANDO!

Para encontrar livros sobre questões específicas, espreite o nosso separador LIVROS POR TEMAS.
Para saber mais sobre como os livros podem contribuir para famílias mais felizes, espreite CRIANÇAS LEITORAS, FAMÌLIAS FELIZES.
Para conhecer as temáticas abordadas nas sessões anteriores, continue a ler.

Sessão de 31 de janeiro 2023

(via zoom)



Foram mais de 50 os pais presentes nesta sessão! Guiados pela raposa que protagoniza La danse d'hiver (uma história com história dentro), esta experiência permitiu experimentar um bocadinho do (enorme) poder que a leitura (de bons livros de literatura infantil) pode ter em cada um de nós (pequenos e grandes leitores).   


Experimentamos a magia que acontece quando exploramos os elementos paratextuais (a capa, a contracapa e as guardas) aproveitando o momento para fazer as "perguntas" que quisermos (pois não há lugar a respostas erradas), e a alegria de ler / ouvir ler uma história sem as "habituais perguntas finais". 
Vivemos um bocadinho da experiência de deixar que o livro converse com cada um de nós. E foi (mesmo) mágico. 
Tanto que os pais disseram: "Não podemos marcar já outra sessão?
(É claro que sim! Em breve voltaremos)

P.S. Abaixo, poderão encontrar mais informação sobre algumas das questões tratadas na sessão.

      -------------------------------------------------------------------------------------

Sessões realizadas em outubro e novembro 2021

(via zoom)




Nas sessões que realizamos ao longo do mês de outubro, refletimos essencialmente sobre o lugar e o valor do livro e da leitura (em ambiente familiar) nos tempos (acelerados) que vivemos.



E foi à volta do papel dos livros e da leitura na felicidade das crianças, e das famílias, que a conversa se desenrolou.

Na verdade, como já dissemos neste lugar, aquando do lançamento da rubrica Livros para uma pedagogia da felicidade (AQUI), aquilo que a maior parte de nós aponta como ganhos decorrentes da leitura (o enriquecimento do vocabulário, o desenvolvimento da linguagem e da imaginação, e o melhor desempenho escolar que daí decorre), são, na verdade os “efeitos secundários” (bons) da leitura como hábito. Porém, o principal benefício da leitura é, efetivamente, fazer-nos mais felizes.

Porquê?

Porque a leitura literária ajuda-nos a (re)descobrir a beleza do que nos rodeia (livros e ideias para o fazer e comprovar AQUI e AQUI).

Porque a leitura literária contribui para fortalecer laços afetivos intergeracionais (livros e ideias para o fazer e comprovar AQUI e AQUI).

Porque a leitura literária ajuda-nos a conversar sobre “temas difíceis” (livros e ideias para o fazer e comprovar AQUI e AQUI).

Porque (...)

                                                       --------------------------------------------------------------------

Como transformar, então, os livros e a leitura em experiências felizes na família? 

Algumas ideias, baseadas no trabalho de Daniel Willingham

O modo como organizamos o cantinho dos livros, em casa, poderá ajudar a um contacto mais efetivo com as diferentes formas do impresso. Na imagem acima, vemos os livros com as capas expostas (em vez da tradicional forma de arrumação, onde apenas são visíveis as lombadas).

Algumas sugestões para criar uma boa biblioteca (também) para os nossos filhos

A nossa (já larga) experiência de mediação, quer junto de famílias, quer de alunos da licenciatura em educação básica, quer de professores, levou-nos à conclusão que o escasso conhecimento de (bons) livros de literatura para a infância é um dos principais motivos (diríamos até que é o principal) da débil relação das famílias com os livros e a leitura (de que nos dá conta o mais recente estudo sobre hábitos de leitura dos jovens portugueses).

Neste sentido, o primeiro passo é o conhecimento. Na imagem acima podemos ver algumas sugestões para compor a biblioteca da criança (e da família). E nesta página, podemos encontrar centenas de outras, organizadas por temas, e ainda muitas sugestões de abordagem aos livros. No separador trabalhos, podemos conhecer o resultado de bons momentos passados em torno dos livros e da leitura.

Depois de garantirmos o acesso a bons livros, é só pôr em prática as nossas "três regras de ouro".


Para explorar de modo mais aprofundado estas "regras de ouro", aconselhamos este breve artigo, Vou para a escola, vou aprender a ler, e este pequeno vídeo.


E para saber mais sobre a Felicidade que brota dos livros, e que garante experiências felizes em família, aconselhamos que acompanhe a nossa rubrica Livros para uma Pedagogia da Felicidade:

Livros para uma Pedagogia da Felicidade I

Livros para uma Pedagogia da Felicidade II

Livros para uma Pedagogia da Felicidade III

Poderá ainda conhecer outras sugestões de leitura e propostas de atividades no nosso livro Crianças Leitoras, Famílias Felizes (Barros, 2022).


Sem comentários:

Enviar um comentário