O Programa ELF

O Programa ELF (Educação literária na família) nasceu em 2015, no âmbito do programa doutoral em Estudos da Criança, da Universidade do Minho, materializando o estudo de caso que esteve na origem da tese de doutoramento da autora: Educação Literária na Família: uma proposta (http://hdl.handle.net/1822/55972)
Na linha de um outro projeto que o antecedeu, Lê para mim, que depois eu conto... (2007-2013), o programa ELF tem como principal missão a criação / consolidação de hábitos de leitura em ambiente familiar, diferenciando-se do anterior pela tónica colocada na educação literária. Prevendo competências de leitura ao nível da decifração, tem como público-alvo preferencial famílias de crianças a frequentar o 2º ano de escolaridade (7-8 anos).

Enquanto estudo de caso e projeto piloto, levado a efeito na EB de Ponte de Lima, o Programa ELF consistiu no estudo de 25 obras de literatura infantojuvenil, distribuídas por 8 temas, que deram origem a 8 sessões temáticas presenciais, junto de um grupo de famílias de uma turma do 2º ano, ao longo de um ano letivo (imagem abaixo).
as 25 obras selecionadas distribuídas pelos 8 temas
As escolhas literárias de cada sessão podem ser consultadas nestas ligações:
Literatura Infantil e Património Popular
Literatura Infantil e Representações da Família
Literatura Infantil, História e Efemérides
Literatura Infantil e Interculturalidade
Literatura Infantil e Temas Difíceis
Literatura Infantil e Ambiente
Literatura Infantil e Arte
Literatura Infantil e Revisitação dos Clássicos

Para além das sugestões de abordagem a cada obra, fornecidas e experimentadas em cada sessão, foram disponibilizados aos participantes, recursos para complementar cada uma das leituras / temas, disponíveis AQUI, e outras sugestões de leitura dentro das temáticas abordadas, disponíveis AQUI.

O encerramento da edição piloto do Programa ELF inaugurou as comemorações dos 10 anos aLer+ em Família, no agrupamento de escolas António Feijó: 10 anos aLer+ em Família com António Mota.


ELF 2
No seguimento do trabalho desenvolvido, um pequeno grupo de pais participantes mostrou vontade de aprofundar os seus conhecimentos na área da LIJ, e de continuar as experiência da edição piloto. O ELF 2 assume então uma nova missão: formar mediadores para replicar o programa junto de outras famílias. 
as 25 obras do ELF2

Ao longo de uma viagem com 5 estações e 25 apeadeiros, a equipa estava pronta para ir para o terreno, aceitando o desafio de espalhar a alegria da leitura pelas famílias de António Feijó.

ELF 3 e O Doce Feitiço das Leituras
A equipa continua o seu percurso formativo ao longo da edição do Programa ELF 3, ao mesmo tempo que põe no terreno o primeiro ELF: o doce feitiço das leituras, uma versão "condensada" do programa ELF, que já passou pelas EB de Ponte de Lima, Trovela e Rebordões Souto.

Esta versão do Programa ELF desenrola-se ao longo de 6 sessões presenciais, e tem por base uma seleção de 9 títulos da LI, mantendo a metodologia da edição original: formação, experimentação e partilha.


As escolhas da Maria José Machado,
 responsável pela dinamização do projeto na 

EB de Ponte de Lima e na EB de Trovela
À medida que o Programa ELF avança no terreno, vamos colhendo os seus frutos: novos pais para replicar o projeto, voluntários da leitura, um padrinho poeta, e a distinção Escola Amiga da Criança (recebida em 2018 e em 2019). Desde 2017 que o Programa integra também as ações do projeto aLer+2027, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura.
As escolhas da Susana Corvas,
colaboradora na dinamização do projeto

 na EB de R. Souto
Alguns momentos para recordar:
De onde vem o doce feitiço das leituras?
Tertúlia EB Ponte de Lima 
Partilha 2º kit EB Trovela
ELF chega à EB R. Souto
O Programa ELF na Casa do João: Revista e TV


Como levar o Programa ELF?
Quer levar o Programa ELF para a sua escola / colégio / instituição? Oferecemos aconselhamento e formação.
Contacte-nos, através do formulário desta página, para receber informações sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário