O Programa ELF

O Programa ELF (Educação literária na família) nasceu em 2015, no âmbito do programa doutoral em Estudos da Criança, da Universidade do Minho, materializando o estudo de caso que esteve na origem da tese de doutoramento da autora: Educação Literária na Família: uma proposta (http://hdl.handle.net/1822/55972)
Na linha de um outro projeto que o antecedeu, Lê para mim, que depois eu conto... (2007-2013), que esteve na génese da investigação de mestrado da autora, o programa ELF tem como principal missão a criação / consolidação de hábitos de leitura em ambiente familiar, diferenciando-se do anterior pela tónica colocada na educação literária. Prevendo competências de leitura ao nível da decifração, tem como público-alvo preferencial famílias de crianças a frequentar o 2º ano de escolaridade (7-8 anos).

Enquanto estudo de caso e projeto piloto, levado a efeito na EB de Ponte de Lima, o Programa ELF consistiu no estudo de 25 obras de literatura infantojuvenil, distribuídas por 8 temas, que deram origem a oito sessões temáticas presenciais, junto de um grupo de famílias de uma turma do 2º ano, ao longo de um ano letivo (imagem abaixo).
as 25 obras selecionadas distribuídas pelos oito temas

As escolhas literárias de cada sessão podem ser consultadas nestas ligações:

Literatura Infantil e Património Popular
Literatura Infantil e Representações da Família
Literatura Infantil, História e Efemérides
Literatura Infantil e Interculturalidade
Literatura Infantil e Temas Difíceis
Literatura Infantil e Ambiente
Literatura Infantil e Arte
Literatura Infantil e Revisitação dos Clássicos

Para além das sugestões de abordagem a cada obra, fornecidas e experimentadas em cada sessão, foram disponibilizados aos participantes, recursos para complementar cada uma das leituras / temas, disponíveis AQUI, e outras sugestões de leitura dentro das temáticas abordadas, disponíveis AQUI.

O encerramento da edição piloto do Programa ELF inaugurou as comemorações dos 10 anos aLer+ em Família, no agrupamento de escolas António Feijó: 10 anos aLer+ em Família com António Mota.


ELF 2
No seguimento do trabalho desenvolvido, um pequeno grupo de pais participantes mostrou vontade de aprofundar os seus conhecimentos na área da LIJ, e de continuar as experiência da edição piloto. O ELF 2 assume então uma nova missão: formar mediadores para replicar o programa junto de outras famílias. 

as 25 obras do ELF2

Ao longo de uma viagem com 5 estações e 25 apeadeiros, a equipa estava pronta para ir para o terreno, aceitando o desafio de espalhar a alegria da leitura pelas famílias de António Feijó.

ELF 3 e O Doce Feitiço das Leituras
A equipa continua o seu percurso formativo ao longo da edição do Programa ELF 3, ao mesmo tempo que põe no terreno o primeiro ELF: o doce feitiço das leituras, uma versão "condensada" do programa ELF, que já passou pelas EB de Ponte de Lima (2018), Trovela (2019) e Rebordões Souto (2020).

Esta versão do Programa ELF desenrola-se ao longo de 6 sessões presenciais, e tem por base uma seleção de nove títulos da Literatura Infantil, mantendo a metodologia da edição original: formação, experimentação e partilha.



As escolhas da Maria José Machado,
 responsável pela dinamização do projeto na 

EB de Ponte de Lima (2018) e na EB de Trovela (2019).

À medida que o Programa ELF avança no terreno, vamos colhendo os seus frutos: novos pais para replicar o projeto, voluntários da leitura, um padrinho poeta, e a distinção Escola Amiga da Criança (recebida em 2018, em 2019, em 2020 (com dois projetos: AQUI e AQUI, e em 2021 e em 2022). 
Desde 2017 que o Programa integra também as ações do projeto aLer+2027, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura.

As escolhas da Susana Corvas,
colaboradora na dinamização do projeto

 na EB de R. Souto (2020)

Alguns momentos para recordar:

Em 2022, comemoramos no agrupamento de escolas António Feijó, 15 anos aLer+ em Família. A assinalar esta "efeméride", nasceu o livro Crianças Leitoras, Famílias Felizes (Barros, 2022), um trabalho que, entre outros aspetos, reúne cerca de 50 testemunhos de famílias que, ao longo destes 15 anos, experimentaram o poder da Leitura em Família. Podemos conhecer ou recordar alguns momentos da apresentação desta obra AQUI.


Nova temporada ELF


Após um interregno forçado pela situação pandémica que vivemos, o Programa ELF volta ao terreno, com novos livros para uma nova abordagem. Esta nova temporada é inaugurada na EB da Feitosa.
Os livros que escolhemos para dar corpo à 1ª edição desta nova etapa do projeto (imagem abaixo) podem ser conhecidos AQUI.


Os livros da nova temporada ELF




Como levar o Programa ELF?
Quer levar o Programa ELF para a sua escola / colégio / instituição? Oferecemos aconselhamento e formação.
Contacte-nos, através do formulário desta página, para receber informações sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário