Sessão 8
Nesta sessão que fecha o ciclo temático deste programa de Educação Literária na Família, propomo-nos (re)visitar três obras, que, pelas suas características, já adquiriram o estatuto de clássico: aquele que lemos, relemos, e no qual encontramos sempre algo que ainda não havíamos descoberto: é essa a magia dos clássicos.
A nossa aventura começa na Suécia, com a célebre Pippi das Meias Altas de Astrid Lindgren, ilustrado, nesta edição da booksmile, por Lauren Child. Um clássico que conheceu a sua primeira edição em 1945, e que ao longo de décadas tem acompanhado o crescimento de várias gerações.
O que terá para contar de novo a nossa revolucionária Pippi, a esta geração de nativos digitais? Será que a Vila Arco-Íris vai continuar com o mesmo encanto? Será que vamos encontrar "caçadores de tesouros" nas escolas da vida que a Pipi tem para nos dar a conhecer? Tendo em conta que um clássico nunca se esgota, temos a certeza que a Pippi ainda vai dar muito que falar...
E da Suécia para a Itália, (re)visitamos as maravilhosas Aventuras de Pinóquio de Carlo Colllodi, que datam já do século XIX, mas que nunca perderam atualidade. A minúcia das ilustrações de Roberto Innocenti fazem desta obra um manancial de descobertas sobre o contexto geográfico, cultural e social da época.
Acompanhados de personagens com as quais já estamos, de algum modo, familiarizados, como o grilo falante, a raposa ou o gato, esta edição vai dar-nos a conhecer outras peripécias e personagens que em muito contribuirão para alargar o conhecimento do célebre boneco a quem crescia o nariz (mas que afinal era só de vez em quando)...
E fora dos Clássicos não poderíamos deixar a poesia, a nossa poesia. Foi com poesia que iniciamos e é com poesia que terminamos. Desta vez, numa viagem mais completa, mais rica que nos ligará à História e às histórias dos muitos nomes que povoam esta excelente coletânea que atravessa sete séculos!
Sem comentários:
Enviar um comentário