Formação de Mediadores


Apostar numa sólida formação de mediadores de leitura, assente num conhecimento aprofundado da literatura para a infância (e não só), e de estratégias de aproximação do livro ao leitor / ouvinte é o primeiro passo para a formação de leitores.

Apresentamos, neste sentido, alguns recursos que podem contribuir para a Formação dos Mediadores de Leitura (Pais, Professores, Educadores, Bibliotecários, Livreiros, e outros profissionais do Livro e da Leitura). 


Publicações próprias:
Livros

Crianças Leitoras Famílias Felizes (Barros, 2022) reúne quase meia centena de relatos de experiências que testemunham o poder do livro e da leitura literária no que à criação de momentos felizes diz respeito, acompanhados de mais de 150 sugestões de títulos de obras literárias para a infância dentro de um vasto leque de temas, o que garantirá ao leitor qualidade e diversidade na hora de escolher.

Este livro destina-se tanto aos pais, quanto aos professores e educadores, uma vez que é à escola que cabe a responsabilidade de orientar a família na escolha de bons livros e na vivência de experiências profícuas e significativas em torno do livro e da leitura.

Folhear

A Leitura como projeto: Percursos de Leitura Literária do JI ao 3º CEB (Barros, 2014) reúne um conjunto de 19 projetos de leitura literária, destinados a níveis que vão desde a EPE ao Ensino Secundário, para implementação em contexto escolar e familiar. Cada projeto encontra-se ilustrado com obras literárias distribuídas por diferentes temas, com referência a mais de 200 títulos. Esta obra conta com a colaboração de 82 docentes, espelhando as potencialidades da leitura literária quando o texto não é instrumentalizado ao serviço do currículo, explorando, sobretudo, a dimensão humanizadora da literatura.
Destinado essencialmente a professores e educadores, mas também com interesse para outros mediadores, como pais e profissionais do livro e da leitura. 

Artigos em Revista

PERCURSOS DE ESCRITA CRIADORA PARA UMA PEDAGOGIA DA BELEZA (pela mão de Matilde Rosa Araújo) (Barros, 2021)

Cruzando os eixos temáticos emergentes da obra de Matilde Rosa Araújo, apresentamos uma proposta de trabalho, onde a educação literária e a escrita, pelo caráter transversal de que se revestem, se afiguram como meios de construção de uma pedagogia humanizadora, centrada num olhar atento ao Outro e à Casa que juntos habitamos.

Do mediador ao leitor e os livros de permeio: contributos para uma boa sessão de animação à leitura (Barros, 2020) 

Reflexão sobre pontos-chave da formação do mediador e apresentação de algumas sugestões de abordagem à literatura para a infância e juventude, sobretudo em contexto escolar:
1) seleção de obras (ou definição de um corpus literário);
2) definição de estratégias conducentes à criação de momentos ricos e prazerosos de encontro com o(s) livro(s);
3) exemplificação de possíveis sessões de animação à leitura.


Outras publicações próprias, dentro de áreas similares, podem ser encontradas AQUI.  
Outras Publicações

Anuários da Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (Universidade de Vigo): recurso em linha, gratuito, que conta com publicações desde 2001, num total de 22 números.

Último número (2022):

DOI: https://doi.org/10.35869/ailij.vi20

Leamos Juntos (2009): orientações para fomentar a Leitura em Família, para pais e educadores, recurso on-line.

Leer te da más (2002): guia para pais, recurso on-line.


Formação Académica

Pós-Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo: b-learning)



Vídeos

Dia internacional do Livro Infantil 2020dicas de leitura para pais, por Lúcia Barros (2020), Iniciativa do PLL de Braga e da BLCS.


Os Livros, as Crianças e o Imagináriopor João Manuel Ribeiro (2020)
"Não sabe o bem que lhe fazia um texto literário ou um poema por dia"


Levamos muito a sério a missão de FORMAR MEDIADORES. Acreditamos que adultos seduzidos pelo poder da leitura desencadearão a magia do encontro e da aproximação do livro ao seu leitor. Oferecemos, neste sentido, um serviço personalizado e gratuito de aconselhamento de leituras. Entrem em contacto através do formulário disponível nesta página e coloquem questões, exponham dúvidas, partilhem inquietações. Estamos à vossa espera com um livro no regaço...

Até Já

P.S. Se desejarem passear-se entre livros, e, quem sabe, encontrar aquele de que estão mesmo a precisar, preparamos uma seleção de obras organizadas por temas; Se precisarem de algumas dicas sobre o que fazer com livros, também temos uma salinha para vos acolher: fica mesmo AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário