sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

ELF chega ao lugar onde tudo começou...

O programa ELF chegou à EB de Rebordões Souto, a escola que em 2007 via nascer o primeiro projeto de promoção da leitura em ambiente familiar - Lê para mim, que depois eu conto...

É muito bom voltar aos locais onde fomos felizes! E, se há projetos que nos enchem a alma, estes são, sem dúvida, os eleitos.

Destinado aos pais dos alunos do 1º e 2º ano de escolaridade, e tendo por base um conjunto de nove títulos da atual literatura para a infância, o programa ELF, através da conjugação de três componentes (formativa, experiencial e de partilha) visa dotar as famílias de conhecimentos e estratégias que lhes permitam tirar o máximo proveito da leitura literária.

A presente edição conta com a colaboração da voluntária Susana Corvas, uma mãe ELF que, com base na sua experiência, fez a seleção das obras que integram o programa em R. Souto.

Corpus literário que integra a presente edição ELF

Ao longo de sete semanas, e num total de seis sessões presenciais, os pais são convidados a mergulhar no universo da literatura para a infância e a experimentar estratégias de abordagem aos livros, junto dos seus filhos.
A composição dos três conjuntos de obras a trabalhar ao longo do programa ELF, tem por base critérios distintos.

Assim, o primeiro kit, que integra Mais Lengalengas de Luísa Ducla Soares, O Coelhinho Branco, de Xosé Ballesteros e Óscar Villan e Depois da Chuva, de Miguel Cerro, tem por base o património popular e a sua apropriação pela LI. É propícia à familiarização com os livros e com a leitura literária, uma vez que encontra eco noutros textos do imaginário dos participantes.

Momento de análise do texto icónico de O Coelhinho Branco
O segundo kit, composto pelos títulos O meu avô, de Catarina Sobral, Orelhas de Borboleta, de Luísa Aguilar e André Neves, e Dicionário das Palavras Sonhadoras de António Mota e Sebastião Peixoto, tem na sua essência a temática das representações da família, um tema muito próximo dos participantes, que favorece a identificação.

Pormenores do miolo das três obras que compõem o 2º kit

O terceiro kit, composto por O Jardim de Babaï, de Mandana Sadat, O Princípio, de Paula Carballeira e Sonja Danawsky, e Gato Procura-se, de Ana Saldanha e Yara Kono, integra obras das quais emergem temas fraturantes, como a morte, a guerra, ou a solidão.

Momento da análise das guardas de O Princípio
A variedade de autores e ilustradores, nacionais e internacionais, e a representação de diferentes projetos editoriais está, também, na base da seleção das obras.
O objetivo é que o conjunto dos nove livros que são trabalhados ao longo do programa sirva de "amostra" da atual produção literária para a infância, e contribua para dotar os pais de informação e conhecimento que lhes permitam fazer as melhores escolhas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário