quarta-feira, 18 de março de 2020

Dicionário das palavras protetoras #Fique em Casa 1

Ler em família é uma das melhores atividades para fazer em casa!
Ao longo dos próximos dias (semanas) tentaremos apoiar as famílias, ajudando pais e filhos a tirar o melhor proveito do tempo em conjunto (tempo que sempre faltava).
Diariamente, apresentaremos uma sugestão de atividade, relacionada com os livros e a leitura, para ser realizada em família.





A atividade que hoje propomos tem por base um livro de António Mota e Sebastião Peixoto, Dicionário das Palavras Sonhadoras, que já provou, em contexto ELF, ser um verdadeiro manancial de criatividade.

Para aqueles que têm a obra (e muitos terão), convidamos a uma releitura, em conjunto: de pais para filhos, de filhos para pais, dialogada, intercalada, brincando com as letras do alfabeto...


Exemplo de algumas páginas da obra

Para os que não têm acesso físico à obra, encontrarão, em livre acesso, algumas páginas da mesma, através de uma pesquisa pelo título.


Exemplo de miolo da obra em livre acesso

É muito fácil apropriarmo-nos do discurso metafórico deste livro, e adaptá-lo aos mais diversos temas. As famílias ELF já fizeram Dicionários da Família, Dicionários de palavras divertidas, Dicionários de Viagens... enfim, as possibilidades são muitas.
Neste momento, desafiamos pais e filhos a construírem

Dicionários de Palavras Protetoras

Como por exemplo:

Abraço - é uma palavra que tem de esperar

Os vossos dicionários poderão ser enriquecidos com ilustrações, ao jeito de Sebastião Peixoto, ou ao vosso jeito, recorrendo ao desenho, à colagem, à pintura, etc.
Gostaríamos muito que nos fizessem chegar os vossos trabalhos. Faremos uma seleção e publicaremos, inspirando-nos uns aos outros.

Pormenor do interior da obra

#Fiquem em Casa e (re)descubram o prazer de ler juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário