quinta-feira, 26 de março de 2020

Os relógios da família #Fique em Casa 7

Conhecemos bem o sucesso que este livro faz em contexto familiar: é um dos ex-libris do programa ELF, que, até à data, tem integrado todas as edições do projeto.


O meu avô constitui um excelente exemplar do que de BOM se faz, hoje, em Portugal, ao nível da Literatura para a Infância. Escrito e ilustrado por Catarina Sobral, valeu-lhe o prémio internacional ilustração 2014 (Bolonha). 
Podemos ouvir (e ver) a leitura deste livro, pela voz da autora: aqui.

Dupla página inicial: apresentação comparativa
do momento do despertar do avô e do Dr. Sebastião
A Luísa diz que prefere o relógio do avô:)
Podemos integrar esta obra na temática das representações da família, e mais concretamente na representação dos avós, nos dias de hoje. Paralelamente, este trabalho de Catarina Sobral levanta questões muito pertinentes sobre o TEMPO e o que fazemos com ele: bem a propósito, portanto. 
Falamos deste livro AQUI, aquando do arranque do programa ELF.

Dupla página do miolo:
apresentação comparativa das ocupações do Avô e do Dr. Sebastião
Recuperamos, como sugestões de exploração em família, as atividades que mais sucesso têm tido por aqui.

1. "O meu avô e eu": como é o nosso tempo?

Podemos refletir e conversar sobre o modo como o nosso avô ocupa o tempo. É parecido com o avô desta história? Ou com o Dr. Sebastião? E os outros membros da família? E agora? O que mudou na ocupação do nosso tempo?

Última página do álbum O meu avô

2. Os relógios da Família

O que fazemos com o nosso tempo? Sugerimos que representem num relógio (aproveitem para fazer uma breve pesquisa de imagem sobre este objeto) a ocupação do tempo de cada elemento da família. Podemos até fazer um plano de ocupação do nosso tempo, depois da quarentena. O que vai mudar? (porque alguma coisa vai mudar, com certeza).

Dupla página do miolo:
apresentação comparativa de um dos momentos do dia do Avô e do Dr. Sebastião.

3. Outros tempos espreitam desta obra

Este livro está cheio de intertextos, vindos, por exemplo, do mundo da pintura e do cinema. Falamos destes intertextos AQUI.

Contracapa
Na contracapa, a autora pisca-nos o olho, comparando os tempos de hoje com os Tempos Modernos de Charlie Chaplin. Talvez a quarentena nos ofereça um bocadinho de tempo para (re)visitarmos esta pérola do cinema:



Para conhecermos o que já foi dito, e feito, a partir deste livro, no âmbito do programa ELF, podemos espreitar AQUI (2018) e AQUI (2019).
Na mais recente edição do projeto, cuja tertúlia de encerramento teve lugar no passado dia 6 de março, a família do Lucas construiu esta bonita peça:


Queremos agradecer a todos quantos têm partilhado connosco os seus trabalhos! Têm sido muito generosos: obrigada. Vamos continuar a inspirar-nos uns aos outros.

#Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário