O momento que atravessamos fez-nos repensar a CASA e o que ela representa, trouxe-lhe novos sentidos... Nunca estivemos tanto tempo em Casa.
Ora, a Literatura para a Infância é pródiga em publicações em torno do conceito e da temática da CASA.
Escolhemos para hoje uma obra com um título inusitado: Onde moram as Casas, um livro da autoria de Carla Maia de Almeida e Alexandre Esgaio.
Trata-se de um trabalho que convida a (re)visitar as casas e as pessoas que nos habitam. E pode ser visto, e ouvido pela voz de Elsa Serra, aqui:
"As pessoas moram nas casas, mas o contrário também é verdade: AS CASAS MORAM NAS PESSOAS." É assim que começa esta história...
Dupla página inicial |
Já tínhamos pensado nisto? Que casas moram em nós? Que casas fazem parte de nós? Podemos conversar sobre o assunto e representar as casas que são importantes para cada elemento da família.
Dupla página - miolo da obra |
"Os abraços de algumas pessoas são como grandes salões de festa onde cabe muita gente."
2. Quem fica na sala?
Vamos aceitar o repto da autora e entrar neste jogo: desenhamos uma casa e dentro de cada divisão escrevemos o nome (ou desenhamos) das pessoas que associamos àquela divisão.
Dupla página - miolo da obra |
"A cozinha é o coração da casa..."
3. Um hino à minha cozinha
Ao jeito de Carla Maia de Almeida, vamos associar SABORES aos diferentes momentos do dia (ou da vida). Em alternativa podemos associar receitas a diferentes estados de espírito. Bolo de chocolate para quando... Salada de fruta para os momentos...
Dupla página - miolo da obra |
4. Jogo da Glória
Esta dupla página lembra-nos o Jogo da Glória. E se inventássemos um parecido com "segredos" sobre a nossa casa, as suas divisões, ou com as casas que moram em nós?
5. Guardas para guardar as "minhas casas"
Vamos inspirar-nos nas guardas desta obra e construir algo parecido, com a representação das casas que moram em nós (a nossa, as dos nossos famililiares e amigos, a escola... ).
Guardas iniciais |
Guardas Finais |
Inspirem-se: vão descobrir novos motivos para gostar de estar em casa.
Continuem a partilhar connosco as vossas experiências, e não se esqueçam:
#Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos
Sem comentários:
Enviar um comentário