quinta-feira, 19 de março de 2020

Especial Dia do Pai: Um Postal | Uma entrevista | Uma Canção #Fique em Casa 2

Este ano o Dia do Pai terá de ser comemorado de modo diferente. Vamos, ainda assim, torná-lo especial, e, quem sabe, inesquecível, com a ajuda dos livros.
Sugerimos a obra Pê de Pai, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho.


Na página web do Planeta Tangerina encontramos informação sobre o livro e podemos visualizar algumas páginas do seu interior - AQUI.

O vídeo abaixo apresenta-nos o livro com fundo musical. Pode também ser aberto AQUI.


Sugerimos uma leitura partilhada, se possível entre o pai e os filhos, podendo, porém, ser envolvida toda a família.

Recuperamos algumas das sugestões que o Planeta Tangerina apresenta para a exploração desta obra (AQUI), e adaptámo-las:

Já vi o meu pai assim! (exploração das guardas):

Guardas do livro Pê de Pai
O que faz o pai em cada uma das situações representadas? Parece o meu pai? Quando? (Sugerimos um diálogo sobre situações da vida familiar onde o pai assume posições idênticas às representadas).

Um postal para o pai inspirado na obra Pê de Pai

Pormenor do interior da obra
Arranjem um pedaço de cartão ou cartolina, peguem em lápis, pincéis, ou outros materiais, e construam um postal original para o Pai, ao jeito dos autores de Pê de Pai. Podem aproveitar as ideias que o Planeta Tangerina deixa para pais e educadores (ver acima), das quais destacamos o Jogo das Adivinhas e Transforma o teu pai numa coisa incrível. Deste vez, até o pai pode colaborar na realização do postal (talvez ele até queira fazer um para os filhos...).

Algumas Ideias do Planeta Tangerina: 

PAI TERMÓMETRO, PAI COLHER, PAI PENTE, PAI TROVÃO, PAI PALHAÇO, PAI SIRENE, PAI DICIONÁRIO, PAI MAPA, PAI TREINADOR, PAI CHAPÉU, PAI ENCICLOPÉDIA, PAI PASSARINHO, PAI SOL

Entrevista Especial Dia do Pai

Aconcheguem-se num lugar confortável, reúnam bloco de apontamentos, lápis, telemóvel para gravar... e aventurem-se numa entrevista especial. Deixamos algumas sugestões de questões que podem ser colocadas ao Pai. Algumas poderão transformar-se em interessantes atividades a realizar em conjunto.

- Lembras-te do dia do pai quando tinhas a minha idade? Como era comemorado?
- Como foi o teu primeiro dia do pai, enquanto pai?
- Ainda guardas os presentes que te ofereci? Podemos vê-los?
- Qual é a história do meu nome? Quem o escolheu? Porquê?
- Conheces a história do teu nome? (Se não conheces, podemos telefonar aos avós para saber).
- Podes contar-me um episódio especial da tua infância? Podíamos até escrevê-lo e ilustrá-lo juntos, o que achas?
- E histórias? Alguém te contava histórias quando eras criança? Quem? Lembras-te de alguma? Podíamos registá-la! (Gravá-la em áudio ou vídeo).

Pormenor do interior do livro Pê de Pai
Não se esqueçam de nos enviar alguns dos vossos trabalhos para continuarmos a inspirar-nos uns aos outros. E, por fim... façam lá aquela receita de bolo de chocolate, especial dia do pai, e aproveitem o momento! (Se quiserem, ao som deste belíssimo poema da Inês Pupo, cantado.

#Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos!



Sem comentários:

Enviar um comentário