As sugestões que hoje apresentamos são um convite a otimizar o tempo desta paragem letiva, em casa.
Os momentos de leitura partilhada entre pais e filhos convertem-se em boas memórias afetivas ligadas ao livro: são um importante contributo para criar o gosto pela leitura.
Propomos, então, para estes dias, TRÊS CUQUEDOS, uma trilogia da autoria de Clara Cunha e Paulo Galindro:
Depois do enorme sucesso que foi, em 2008, O CUQUEDO, Esta dupla autoral fez chegar até nós, em 2017, O CUQUEDO E UM AMOR QUE METE MEDO, e, em 2019, O CUQUEDO E OS PEQUENOS APRENDIZES DO MEDO.
Parece que o Cuquedo veio para ficar!
Miolo do primeiro volume: uma das expressões mais conhecidas do público infantil "Alto Lá!" |
Miolo do primeiro volume: outra das expressões que fica no ouvido de todos "Ai tu não sabes?" |
São já várias as recriações do primeiro livro deste trilogia, disponíveis na web, prova de que a obra se presta a múltiplas atividades e leituras. Escolhemos a leitura de Elsa Serra:
Mas também gostamos do resultado final do vídeo que se encontra AQUI.
O segundo volume O Cuquedo e um amor que mete medo, é deliciosamente contado (e cantado) por Luísa Sobral, AQUI.
Miolo do segundo volume: a resposta "refrão" do Cuquedo às pretendentes que não sabem assustar. |
Miolo do segundo volume: Apareceu a Cuqueda... |
Também nos pareceu particularmente interessante esta recriação do mesmo volume, que conta com a participação de crianças:
Miolo do terceiro volume: Os cuquedinhos não sabiam assustar. Mas alguém os vai ensinar... |
Miolo do terceiro volume: E... quem ri por último ri melhor. |
Miolo do terceiro volume: ...foi o que aconteceu com o milhão de Cuquedinhos! |
Ao longo dos três livros que compõem esta trilogia, o pequeno leitor vai travando amizade com uma grande variedade de animais, que Paulo Galindro (ilustrador) se encarrega de representar com muito humor.
O primeiro Cuquedo é habitado por Zebras, Hipópotamos, Elefantes, Girafas e Rinocerontes, que se passeiam na Selva.
No segundo Cuquedo, aprensentam-se para casar a Grou, a Macaca, a Hiena e a Serpente.
No último Cuquedo, os Cuquedinhos Aprendizes do Medo vão cruzar-se com Crocodilos, com Ocapis, com Búfalos, com Abutres e com Tigres.
Miolo do terceiro volume: o encontro com os búfalos e o humor que Paulo Galindro confere à ilustração. |
A estrutura acumulativa destas narrativas convida à memorização e dramatização das mesmas. E como estamos de férias, em casa, temos mais tempo para o fazer. Deixamos quatro sugestões em torno destas obras:
1. Um Teatro cá em casa:
Vamos ouvir a(s) história, tentar memorizá-la(s) e contá-la(s), em família, de forma dialogada, e teatralizada: cada elemento da família representa uma personagem. Aproveitem (sobretudo no primeiro volume) para se movimentarem "de cá para lá, e de lá para cá!" Se faltarem personagens, podemos criá-las:
2. Uma Selva de Fantoches
Vamos criar fantoches para representar os animais: com recurso a material de desperdício, como rolos de papel higiénico, garrafas, restos de tecido, pedaços de madeira, etc (inspirem-se no pinterest, por exemplo). Depois é só por os "fantoches" a falar. Enquanto a Girafa grita "ALTO LÁ!", a Macaca diz "Quero eu, quero eu!"
O Cuquedo veio para ficar! |
3. Uma oficina de Cuquedos
Vamos fazer Cuquedos! Com a técnica do pompom é muito fácil: só precisamos de dois círculos de cartão e de lã (podemos fazer cuquedos de todas a cores!), uns bocadinhos de tecido, papel ou plástico para fazer os olhos e a boca, e uns pauzinhos para as pernas e braços. Podemos espreitar a técnica AQUI.
4. Segredos da Selva
Se quiserem aproveitar para saber um pouco mais sobre os animais destes livros e os seus habitats, também podem construir maquetes (aproveitando caixas vazias) e recriar os cenários evocados. Podem juntar uma etiqueta (pequeno cartão) com a voz de cada animal (usem um palito e cola para fixar as etiquetas) ou com uma breve apresentação do mesmo.
Miolo do terceiro volume: os ocapis. |
É muito fácil despertar o gosto pela leitura em crianças de tenra idade: transformemos os momentos de convívio com o livro em momentos de conversa e de jogo... à medida que a curiosidade vai aumentando, o conhecimento evoluirá naturalmente.
Boas férias! Boas leituras!
Ficamos à espera das vossas partilhas: trabalhos, experiências, testemunhos. Vamos continuar a inspirar-nos uns aos outros.
#Fiquem em casa e redescubram o prazer de ler juntos.
Sem comentários:
Enviar um comentário