Sessão 4
“A
literatura infantil e juvenil desempenha um papel fundamental no fomento de uma
educação multicultural, na medida em que as mensagens veiculadas nestes textos
para as crianças promovem a aquisição de novos saberes, nomeadamente
relacionados com distintas culturas, com outras realidades e com novos valores,
auxiliando a criança na construção do conhecimento e na compreensão da
diversidade do mundo que a rodeia.”
(Balça, 2006: 235)
Protagonizado
por um pequeno cordeiro, Babaï (que
corresponde, em português, à onomatopeia memé),
esta obra, aparentemente simples, está cheia de surpresas, qual tapete saído do
universo das mil e uma noites. O cenário é composto pelas montanhas do Irão,
que remetem para um enorme vazio, representado pela ausência de elementos, quer
pictóricos, quer textuais, na composição das páginas iniciais desta narrativa.
Um vazio que pode também ser associado à solidão e ao consequente aborrecimento
do cordeirinho, representação minimalista que não abandonará a obra, e que irá alternar com a construção
do jardim de Babaï, de cada vez que o
leitor é interpelado para tentar adivinhar o elemento que se segue na
composição do jardim, sugerindo o espaço em branco necessário à reflexão e ao
diálogo com o texto.
Este maravilhoso alfabeto de José Jorge Letria e Afonso Cruz é uma verdadeira volta ao mundo! Cada poema e respetiva ilustração conduzem o leitor numa viagem histórica, cultural e geográfica pelo que de mais emblemático há em cada país apresentado. A complementaridade entre texto verbal e componente pictórica contribui para um resultado rico, não apenas sob o ponto de vista estético, mas também do ponto de vista do potencial temático da lIJ, dos "ganhos colaterais" em termos de enriquecimento do conhecimento enciclopédico do leitor.
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