terça-feira, 10 de novembro de 2020

Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos - Distinção Escola Amiga da Criança (1)

Vale a pena recordar e revisitar esta rubrica, que acaba de ser distinguida com o selo Escola Amiga da Criança, na categoria Escola em Casa, uma das quatro distinções atribuídas ao Agrupamento de Escolas António Feijó. 

São quase 40 sugestões de atividades que em muito poderão contribuir para fazer valer 2020, sobretudo agora que um novo estado de emergência foi decretado, e que é em Casa que somos convidados a permanecer.

Algumas das obras que integraram a rubrica

Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos
 nasceu durante o período de confinamento, no âmbito do E@D, e teve  como principais objetivos colmatar a falta dos livros físicos, uma das principais valências das bibliotecas escolares, e disponibilizar propostas de trabalho a pais e professores, passíveis de integrar quer os planos de aula, quer o tempo em família, tendo como base o livro. 

Guardas iniciais de Cem sementes que voaram, obra que integra as sugestões Dá guardas à Terra


A rubrica, composta por uma (ou mais) sugestões de leitura, em cada entrada, e por propostas concretas de atividades a partir dos livros sugeridos, contou com 15 publicações (entradas) entre os meses de março e maio 2020, que integraram um total de 29 obras literárias e 38 sugestões de atividades. 

Três dos títulos que integraram a viagem pelas Representações da Mãe na Literatura para a Infância, no Especial Dia da Mãe

As diferentes propostas de leitura / atividade foram cuidadosamente selecionadas, tendo em conta não apenas a nova realidade que se instalava (pandemia e confinamento), mas também as efemérides e comemorações que iam tendo lugar(dia do pai, dia do livro infantil, dia da Terra, 25 de abril, dia da Mãe...), no sentido de oferecer contexto e conferir significado à leitura. 

Pormenor do miolo de O Farol, a obra que deu corpo às Sugestões Leituras Luminosas

As obras apresentadas contemplaram autores e ilustradores nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos, géneros e discursos variados, e também novidades de 2020. As sugestões de atividades, embora mais direcionadas para a Educação Pré Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, eram adaptáveis a qualquer nível de ensino.

Fica o convite para revisitar a rubrica FIQUE EM CASA, onde se encontram as quase 40 sugestões de atividades (interessantes e divertidas) em torno da boa literatura:

- Dicionário das palavras protetoras 

- Andorinhas Mensageiras de Esperança 

- Três Cuquedos para espantar medos 

- Leituras Luminosas 

- Dá guardas à Terra 

- Tranças, Rugas e muitas voltas 

- E se fosses um livro?

- As Casas que moram em nós

- Os Relógios da Família

- Coisas boas para fazer devagar

- Pias de Poesia? Sim! E muito humor!

- Um Tropel de Plavras Poderosas ou um outro modo de Olhar

- Especial Dia do Pai: Um Postal, Uma entrevista e Uma Canção

Especial dia da mãe

- Especial Dia Internacional do Livro Infantil 



Sem comentários:

Enviar um comentário