Vale a pena recordar e revisitar esta rubrica, que acaba de ser distinguida com o selo Escola Amiga da Criança, na categoria Escola em Casa, uma das quatro distinções atribuídas ao Agrupamento de Escolas António Feijó.
São quase 40 sugestões de atividades que em muito poderão contribuir para fazer valer 2020, sobretudo agora que um novo estado de emergência foi decretado, e que é em Casa que somos convidados a permanecer.
Algumas das obras que integraram a rubrica |
Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos nasceu durante o período de confinamento, no âmbito do E@D, e teve como principais objetivos colmatar a falta dos livros físicos, uma das principais valências das bibliotecas escolares, e disponibilizar propostas de trabalho a pais e professores, passíveis de integrar quer os planos de aula, quer o tempo em família, tendo como base o livro.
Guardas iniciais de Cem sementes que voaram, obra que integra as sugestões Dá guardas à Terra |
A rubrica, composta por uma (ou mais) sugestões de leitura,
em cada entrada, e por propostas concretas de atividades a partir dos livros
sugeridos, contou com 15 publicações (entradas) entre os meses de março e maio
2020, que integraram um total de 29 obras literárias e 38 sugestões de
atividades.
Três dos títulos que integraram a viagem pelas Representações da Mãe na Literatura para a Infância, no Especial Dia da Mãe
As diferentes propostas de leitura / atividade foram cuidadosamente selecionadas, tendo em conta não apenas a nova realidade que se instalava (pandemia e confinamento), mas também as efemérides e comemorações que iam tendo lugar(dia do pai, dia do livro infantil, dia da Terra, 25 de abril, dia da Mãe...), no sentido de oferecer contexto e conferir significado à leitura.
Pormenor do miolo de O Farol, a obra que deu corpo às Sugestões Leituras Luminosas |
As obras apresentadas contemplaram autores e ilustradores nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos, géneros e discursos variados, e também novidades de 2020. As sugestões de atividades, embora mais direcionadas para a Educação Pré Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, eram adaptáveis a qualquer nível de ensino.
Fica o convite para revisitar a rubrica FIQUE EM CASA, onde se encontram as quase 40 sugestões de atividades (interessantes e divertidas) em torno da boa literatura:
- Dicionário das palavras protetoras
- Andorinhas Mensageiras de Esperança
- Três Cuquedos para espantar medos
- Tranças, Rugas e muitas voltas
- Coisas boas para fazer devagar
- Pias de Poesia? Sim! E muito humor!
- Um Tropel de Plavras Poderosas ou um outro modo de Olhar
- Especial Dia do Pai: Um Postal, Uma entrevista e Uma Canção
- Especial Dia Internacional do Livro Infantil
Sem comentários:
Enviar um comentário