terça-feira, 23 de novembro de 2021

Calendário de Leituras de Advento: mais uma Distinção Escola Amiga da Criança

Foi a nossa companhia durante o mês de dezembro de 2020, a caminho do Natal: um caminho feito de livros, que encheu as casas dos nossos pequenos (e grandes) leitores de sorrisos, de música, de sonhos... e até de rabanadas.

Este original Calendário de Advento acaba de receber a Distinção Escola Amiga da Criança (4ª edição), na categoria Literacias. E o momento convida a que o revisitemos...



Ao longo de 24 dias, apresentamos, ao ritmo de uma por dia, 24 obras literárias sobre o Natal, representativas de diferentes autores, ilustradores, géneros literários e épocas, do panorama nacional e internacional, acompanhadas de sugestões de atividades para realizar em família ao longo do mês.

Obra que espreitou da Janela 3 do nosso Calendário

As sugestões de atividades contemplavam diferentes domínios: leitura, escrita, línguas estrangeiras, cinema, cultura, património e tradições, etnografia, gastronomia, cruzando múltiplas literacias, e traduziram-se em belíssimos e diversificados trabalhos, que podem ser apreciados AQUI

Exemplo de trabalho de escrita realizado com base nas propostas
 da Janela 19 (Dezembro à Porta)

Num total de 24 sugestões de leitura e de 60 propostas de atividade, pais e filhos tiveram oportunidade de experimentar um leque diversificado de atividades, que, além de um conhecimento sobre as representações do Natal na Literatura para a Infância, contribuíram para um significativo alargamento de práticas de literacia familiar.

Exemplo de trabalho realizado de expressão plástica com base na obra Allumette, que espreitava da Janela 22

A expressiva adesão a este calendário é reveladora do impacto que as atividades em torno do livro e da leitura podem ter em ambiente familiar. Este calendário fez a diferença na vida das famílias que experimentaram as nossas sugestões, tendo contribuído para criar memórias felizes onde o livro, os cenários e as personagens que o habitam passaram a ter um lugar afetivo. 

Sugestão de leitura para o dia 24 de dezembro, acompanhada de excerto lido pelo autor, António Mota


Aqui fica, então, em jeito de visita guiada, o roteiro pelas 24 janelas do nosso Calendário de leituras de Avento:


E, também, para recordar,
Outras distinções Escola Amiga da Criança para iniciativas no âmbito da Educação Literária na Família:



Trabalho realizado a partir das propostas da janela 20, A Festa dos Pastores. Os trabalhos realizados podem ser conhecidos AQUI

 
Inspirem-se! Qualquer motivo é bom para ler, e esta quadra é especialmente propícia (é que os livros de Natal são particularmente bonitos;)

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário