quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 17

"No coração de dezembro se faz 

um caudaloso hino de amor e paz."

A inaugurar a oitava do Natal, trazemos Romanceiro de Natal, um livrinho com textos de João Manuel Ribeiro e Vergílio Alberto Vieira, ilustrado por Joana Bragança.


Este livro contém 21 poemas, com fortes ecos da tradição popular, que versam sobre diferentes episódios ligados à narrativa bíblica em torno da Natividade. Trata-se, pois, de mais um exemplo de Literatura de Natal, especialmente destinada à infância (mas não só), onde prevalece um imaginário ligado à figura do Menino Jesus, tal como acontece nas obras que apresentamos na janela 7, na janela 9, e na janela 10.


Entre os vários textos que compõem a obra, podemos encontrar poemas em jeito de louvor, como acontece em "Matinas de Natal" (imagem abaixo) ou em "Loas ao Menino", por exemplo. Outros parecem sugerir oração, como a Adoração dos reis Magos, e outro ainda encenação, de que é exemplo "Presépio ao vivo em Evoramonte" .


De entre esse conjunto de textos de ecos claramente bíblicos, emerge um outro de onde ecoam problemáticas sociais que ganham particular visibilidade nesta época, como a pobreza extrema ou a solidão, de que são exemplo os poemas "Natal onde lugar não houver" (imagem abaixo) e "O Menino do Lapedo".


O texto que escolhemos para pôr à janela 17 é "Presépio Esquimó" (imagem abaixo), um poema de Vergílio Alberto Vieira, que apresenta um interessante "jogo" de mudança de cenário do Presépio de Belém. E se o Presépio fosse na região mais fria do planeta? 
A adaptação dos elementos do cenário do Presépio (estábulo, animais, pessoas, presentes...) resulta num original quadro de Presépio alternativo, que parece acentuar a universalidade da mensagem de Natal. 


As ilustrações de traço simples, a lembrar de algum modo o traço infantil, carregam ternura, contribuindo para situar o leitor nesse espaço que é seu por direito, e ao qual pode regressar (e permanecer) sempre que o deseje: a infância. 


E para além da leitura, o que sugerimos?

1. O meu dicionário de Natal (parte II). Dando continuidade à proposta que deixamos na janela 14, e inspirando-te nas palavras que compõem os títulos dos textos deste livrinho (que podes ver acima, na imagem que contém o índice), continua o teu Dicionário do Natal (se ainda não começaste, aproveita agora!).

(Se quiseres saber mais sobre dicionários e abecedários literários, espreita AQUI).

2. "Um Presépio diferente". Recorrendo ao exemplo do poema "Presépio Esquimó", que encontras numa das imagens acima, escolhe outro lugar do mundo para imaginares um Presépio, adequando, tal como o autor, os diferentes elementos: o estábulo, os animais que aquecem o Menino, quem vem visitá-Lo, as iguarias de Natal desse lugar etc. Em alternativa, podes pesquisar uma tradição de Natal de outro país (onde, por exemplo, é verão nesta altura do ano) e escrever uma quadra, ou um pequeno texto, com essa informação.

3. "O meu Romanceiro". Convidamos-te a recolher, junto de algum familiar mais velho, uma quadra ou um cântico, de cariz popular, associado ao "Natal do Menino Jesus": o nascimento, a visita dos pastores, o cantar dos Reis, etc.

Podes ir acompanhando os trabalhos que nos vão chegando, AQUI.

Boas leituras e até ao dia 18!

Sem comentários:

Enviar um comentário