sábado, 19 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 19

À janela de hoje está... um PERU!

Encontramo-lo num livrinho cheio de histórias bem dispostas, escritas por António Torrado e ilustradas por Cristina Malaquias: Dezembro à porta.


A partir de alguns elementos emblemáticos do Natal, mas também de outros menos menos prováveis, António Torrado oferece-nos oito contos, onde a surpresa e o caricato marcam forte presença. Bem ao jeito do autor, são textos com várias camadas de leitura, que se constroem (e desconstroem) com recurso a subtilezas marcadas pelo humor, ingrediente sempre presente nos seus textos.


Escolhemos "O peru que correu a cidade metido dentro de um cesto". Trata-se de uma divertida história que fará sorrir a criança, que acompanha as aventuras (e desventuras) do peru, e ao mesmo tempo o adulto, a quem o autor dirige um constante piscar de olho que o fará reconhecer o retrato apresentado...

Como podemos verificar na imagem acima, as aventuras deste peru começam em casa do Sr. Firmino, uns dias antes do Natal. Imaginando o pior, a ave acaba por respirar de alívio quando se vê dentro de um cesto: o cesto que o levará a percorrer a cidade...

Sistematicamente "rejeitado" porque afinal todos os "ricos" da cidade a quem o peru era ofertado já tinham "perus de sobra", a nossa ave vai parar a casa do arcebispo que decide distribuir todas as aves do seu capoeiro pelos mais necessitados da cidade. 

Ora, o peru, que nem chega a sair do cesto, é, deste modo, levado para casa de Jacinto (imagem abaixo).

E como o Jacinto já pôs o bacalhau de molho, decide oferecer o peru ao seu patrão: o Sr. Firmino:)

E porque está tão magrinho, tão magrinho... o Sr. Firmino decide devolvê-lo ao capoeiro, imaginado já a quem o pode oferecer no Natal seguinte!

E é assim que mais um peru se salva de ir parar à panela! Se bem se recordam, pelo nosso calendário já passaram outros dois perus sortudos: moram nas sugestões que deixamos na Janela 1 e na Janela 14.

E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. Escrever com humor: desafiamos-te a brincar com os títulos dos contos deste livro (que encontras no Índice, numa das imagens acima) e a escrever uma pequena história com esses elementos. Podes ilustrá-la, claro!

2. O peru conta as suas aventuras: imagina uma conversa na capoeira do Sr. Firmino depois de o peru ter voltado. Podes elaborar um pequeno diálogo entre as diferentes aves ou uma pequena banda desenhada. 

3. Um peru de palavras: procura palavras que rimem com PERU e, com elas, "desenha um peru de palavras" (desenhas um peru e escreves as palavras no seu contorno ou no seu interior). Também podes inventar uma quadra com essas palavras.

E não te esqueças de nos fazer chegar os teus trabalhos (já temos vários, AQUI). O dia de Natal está cada vez mais perto e, nesse dia, teremos surpresas!

Boas leituras e até ao dia 20!

Sem comentários:

Enviar um comentário