sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 18

À janela 18 do nosso calendário estão o Frederico e a Maria, que dão vida a uma curiosa história: Sabes, Maria, o Pai Natal não existe, um livro de Rita Taborda Duarte e de Luís Henriques, que completa a nossa seleção de obras que incidem sobre um imaginário de Natal mais voltado para a figura do Pai Natal, tal como as que apresentamos na janela 3na janela 4na janela 11na janela 13.


Esta história começa com uma partida que o Frederico decide pregar à sua irmã mais nova:

"Um dia, estava quase
A chegar o Natal,
Disse à irmã,
Que era pequenina,
Só para a arreliar,
Só para a deixar triste
- Sabes, Maria, o Pai Natal não existe."


E, embora a Maria não tenha acreditado no irmão, aquilo que ele fez deixou o Pai Natal inconsolável, lançando-o num tal estado de confusão, que até o fez perder o apetite...


E já em sua casa, no Pólo Norte, nem os duendes, nem as renas conseguiam alegrar o Pai Natal, que "cismava" com a conversa do Frederico. Foi então que resolveu consultar um psicólogo (imagem abaixo).


E logo o Pai Natal recuperou o apetite (o conselho que o psicólogo lhe deu era bem simples de pôr em prática).
E tudo parecia ter voltado ao normal...

"Mas na noite de Natal
Não foi, com certeza,
Boa a surpresa
Que teve o Frederico."


É que, dentro do seu sapato, nem presentes, nem dinheiro ("Só o mau cheiro que já era costumeiro").

"O Frederico chorava
Com grande tristeza...
E a irmã perguntava-lhe:
Por que estás assim? 
E ele dizia:
- É que o Pai Natal já não acredita em mim..."


E a história poderia terminar aqui, com o feitiço a virar-se contra o feiticeiro, mas o Pai Natal não guarda rancor, e... no dia seguinte, o Frederico lá recebeu uma prenda ("Mas ele sabia que não merecia"). 


E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. "Palavras Parideiras": Vamos brincar com os nomes dos irmãos que moram nesta história: FREDERICO e MARIA, "desmontando" os seus nomes, e com as letras que os compõem formar novas palavras: Por exemplo, com algumas letras de Frederico, podemos escrever CEDRO ou RI, ou... (este jogo tem por nome "Palavras Parideiras" e é muito divertido:)) Quantas palavras consegues formar? 
 
2. Um trenó "de marca": com as palavras que descobriste, inventa uma marca para um trenó. Se quiseres podes desenhá-lo ou montá-lo com recurso a recortes.

3. Profissões do Natal: nesta história entra um psicólogo, uma profissão que, por norma, não associamos ao Natal. Que outras profissões estão associadas ao Natal? Algumas são mais visíveis, outras menos. Vamos conversar sobre o assunto? Depois, podes escolher uma e desenhar uma personagem que a caracterize (até podes ilustrar ao jeito de Luís Henrique).


Podes acompanhar os trabalhos que nos vão chegando, AQUI.

Boas leituras, e até ao dia 19!

Sem comentários:

Enviar um comentário