terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 8

Feriado pede brincadeira, e, por isso, à espreita na nossa janelinha número 8 está... um cavalinho de pau!

Mas não é um cavalinho de pau qualquer, é O cavalinho de pau do Menino Jesus e outros contos de Natal, contados por Manuel António Pina e ilustrados por Inês do Carmo.


Escolhemos o conto que dá titulo ao livro, um belíssimo texto que integra o conjunto dos textos de Natal, que, como falamos AQUI, faz conviver harmoniosamente os dois imaginários mais comuns na literatura de Natal destinada às crianças: o do Pai Natal e o do Menino Jesus.


Este conto relata a longa viagem do Pai Natal, do Pólo Norte até Belém, para levar um presente ao Menino Jesus, que acaba de nascer. Os preparativos da viagem, e sobretudo a escolha do presente para oferecer ao menino, conferem o cunho de leveza e humor a um texto habitado por vozes tão distintas como os ecos bíblicos da Fuga para o Egito e da Morte de Jesus, ou o emblemático poema A Noite de Natal de Clément C. Moore (que irá espreitar de uma das próximas janelas do nosso calendário).


Esta obra integra ainda os contos "O Sorriso" e "Mais depressa Reia Magos, mais depressa"

À chegada a Belém (já depois dos Reis Magos), o Pai Natal consegue fazer descer sorrateiramente pela chaminé do estábulo, até ao sapatinho do Menino Jesus, o brinquedo que a Mãe Natal escolhera: um cavalinho de pau castanho e de crina dourada, a quem o menino deu o nome de "Galope", e que viria a tornar-se o seu "melhor e mais fiel companheiro", até nos momentos mais duros da sua vida. 


Deste conto espreita um convite para olhar a figura de Jesus, na sua mais genuína irmandade com os homens: a sua infância.

E para além da leitura, o que sugerimos?

1. Se tiverem um cavalinho de pau aí por casa, sugerimos que lhe coloquem um adereço alusivo a este conto ou à época natalícia (poderão até fazer-lhe um cachecol ou uma medalha com o seu nome). Recordam-se qual é?

2. Se não tiverem um cavalinho de pau, poderão construir uma miniatura, em cartão de desperdício, por exemplo, e colocá-lo junto do presépio.

3. Poderão, ainda, brincar com a palavra GALOPE e tentar construir o maior número de palavras possível com as suas letras.

Ah! E partilhem connosco!

Boas leituras e até ao dia 9!



2 comentários:

  1. Como faço para ler os livros, porque não percebi essa parte. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Muito obrigada pela sua questão.
      Neste espaço divulgamos sugestões de leitura literária, especialmente dedicada à infância, com o objetivo de dotar os mediadores de conhecimento sobre o que de melhor se vai publicando em Portugal, nesta área. Fazemos também sugestões de abordagem a algumas das obras que apresentamos, no sentido de ajudar pais e professores a tirar o melhor proveito possível dos livros e da leitura.
      Muitas dos livros aqui apresentados encontram-se disponíveis nas bibliotecas do nosso agrupamento (António Feijó), podendo ser requisitados. Não podemos, naturalmente, divulgar textos integrais, sem autorização dos respetivos autores, tendo em conta que aos mesmos estão associados direitos de propriedade intelectual.

      Eliminar