sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 4

Em jeito de resposta ao Lobo Mau, que espreitou da janelinha do nosso calendário, ontem, trazemos hoje um divertido trabalho de autoria internacional: Eu sei tudo sobre o Pai Natal, de Nathalie Delebarre e Aurélie Blanz.



Este é um bom livro para alimentar as conversas em torno da inevitável questão, que, em algum momento, tocará a todos os pais: Mas, afinal, o Pai Natal existe?

Pela voz de um narrador infantil, e num registo pautado pelo humor, as autoras desconstroem os habituais argumentos que os adultos usam em relação a esta questão.


Um discurso a que poderiamos dar o nome de "Lista de ideias para desarmar os nossos pais", como podemos ver pelos exemplos que se seguem (e pelos que constam das imagens apresentadas).

"Os crescidos dizem que o Pai Natal não tem tempo para ler as cartas de todos os meninos. Dizem que são tantas que nem se consegue contá-las. 

Mas eu sei que ele as lê, porque nunca se engana nos presentes."

"Os crescidos dizem que o Pai Natal não pode estar em todas as lojas ao mesmo tempo.

Mas eu acho que isso é um disparate, porque toda a gente sabe que os pais natais das lojas são a fingir." (imagem abaixo)


Ao longo do livro, e à medida que o pequeno narrador vai "desmontando as verdades" dos adultos, são apresentados alguns dos mais emblemáticos elementos associados à figura do Pai Natal, como a árvore da Natal, a chaminé, as renas, o trenó, a Mãe Natal, os presentes, as cenouras para as renas, as cartas, etc. 


Trata-se, pois, de um divertido livro, capaz de gerar interessantes conversas em torno deste imaginário de Natal, mais ligado à figura do Pai Natal, mas também de conduzir a reflexões sobre alguns comportamentos dos adultos, que confundem as crianças (como podemos verificar na imagem acima).

E para além da leitura, sugerimos:

1. A criação de um novo argumento, ao jeito dos que são apresentados nesta obra, para juntar à lista  de "ideias para desarmar os nossos pais".

2. A construção de um acróstico, a partir da palavras Pai Natal, que poderá ser embelezado com recortes de folhetos de supermercado, onde não faltam os elementos que povoam este livro.

Divirtam-se! E Partilhem connosco a vossas criações! (Já sabem que no dia de Natal haverá surpresas...)

Boas leituras e até ao dia 5!



Sem comentários:

Enviar um comentário