terça-feira, 22 de dezembro de 2020

De aconchego e ternura se vai enchendo o nosso calendário | Obrigada!

As experiências que se vivem em casa das famílias, inspiradas nas sugestões do nosso calendário, são a prova da inesgotabilidade dos livros e da leitura, do manancial de afetos que deles jorram, e dos inúmeros benefícios colaterais que dessas experiências decorrem.

Quando o calendário de Leituras de Advento integra a decoração de Natal das nossas famílias: ADORAMOS! (já só falata o tronco).
Obrigada à família Malheiro Costa!

Dos vários testemunhos e experiências, que têm sido publicados nas nossas redes sociais e no separador Trabalhos, destacamos alguns dos que chegaram ao longo desta segunda metade do Advento.

Inspirada na sugestão da janela 13, os irmãos Mimoso tiveram uma curiosa experiência têxtil que resultou num original cobertor para as Renas do Pai Natal.
 

Para enfeitar a janela 15 do nosso calendário, chegaram estas ternurentas Meias de Natal que contêm um presente para o Pai Natal (gorro, cachecol e luvas) e um presente para o Menino Jesus (uma varinha mágica para acabar com o vírus, a fome e a guerra). Obrigada Duarte e Afonso!

Em casa da família Corvas, musicar poemas parece que já se tornou hábito. Inspirada no poema de Augusto Gil, que espreitou da nossa janela 21, a saudar o inverno, a Juliana decidiu embelezar com música este belo texto. 

Mas a Juliana não se ficou pela música. Desafiou o primo e, inspirando-se nas iguarias que espreitavam de alguns dos textos, voltou à cozinha para uma segunda ronda "Na cozinha com a Juliana". Desta vez com Sonhos de Natal.


Esta receita estava mesmo a pedir um Pasteleiro por perto para ajudar a nossa chef... 

Em resposta ao desafio da janela 18, o Duarte fez-nos chegar esta bela Profissão do Natal.
 

E foi também à janela 21 que apareceram "Os Reis", em resposta ao nosso desafio de recolher textos populares dos Cantares dos Reis. Quem sabe não criamos nós também uma antologia? Obrigada à Melissa, aos seus avós, ao Duarte e à sua Tia-Bisavó, e ainda aos Escuteiros!


À janela 20 estava o pastor Daniel, recordam-se? Inspirados nas sugestões que acompanhavam esta obra, a mãe Susana levou os seus duendes para o exterior e no regresso traziam um belo quadro. Já em casa da família Mimoso, outra mãe Susana enveredava por um curso de crochet porque os meninos queriam mesmo fazer a mantinha para o Menino Jesus. Quanta ternura!

O divertido livro de António Torrado, que espreitou da janela 19, deu origem a estes originais perus literários, que mostram como brincar com as palavras se revela altamente entusiasmante e produtivo! Obrigada ao Duarte, ao Afonso e à Melissa.


Podem conhecer outros trabalhos inspirados no nosso Calendário de Leituras de Advento AQUI e no separador TRABALHOS.

Vamos aproveitar estes últimos dias? O Natal está mesmo, mesmo a chegar (e nesse dia haverá surpresas!)

Sem comentários:

Enviar um comentário