domingo, 13 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 13

Para a janela de hoje escolhemos um livro que também tem uma janela, pela qual vão espreitar várias figuras bem conhecidas. Falamos de Ninguém dá prendas ao Pai Natal, uma obra de Ana Saldanha, ilustrada por Madalena Matoso, que convoca para o cenário natalício do Polo Norte, um curioso grupo de personagens que decidiu abandonar as suas histórias para fazer uma surpresa ao Pai Natal.

Esta é já a segunda obra do nosso calendário que faz conviver o Pai Natal com personagens dos contos tradicionais (a primeira espreita da janela 3). 

A história começa com um desabafo do Pai Natal, enquanto assiste pela televisão ao desembrulhar das prendas em todo o mundo (imagem abaixo).

"- Ai! Que infeliz que eu sou! Ninguém dá prendas ao Pai Natal!

Estava bem enganado. Ainda mal tinha acabado de soltar aquele queixume, quando se ouviu bater à porta: truz, truz, truz."

Quem será? (A janela dá-nos uma pista)



E assim, "truz truz" após "truz truz", a casa do Pai Natal vai-se enchendo de visitas (imagem abaixo) e de presentes. Cada um ofereceu ao Pai Natal aquilo que de melhor tinha... (e aquilo de que mais gostava), mas parece que um capuz vermelho de criança, um sapatinho de cristal ou uma panela não são de muita utilidade ao velhinho de barbas brancas (que, por acaso cozinha no microondas).

Ainda assim, o Pai Natal, apesar de cansado, parece feliz. Prepara um chocolate quente que oferece às visitas, acompanhado de umas fatias de queijo de rena, enquanto remenda o cobertor das suas renas (imagem abaixo).

E é então que se ouve um novo "truz truz". 

"Já era tão tarde! Quem seria?"

Uma voz rouca e grossa respondeu:

Sou eu, o Lobo Mau."

Depois de recebido o presente desta última visita (que se revelará muito útil - imagem abaixo), o Pai Natal convidou o Lobo Mau que se sentou à mesa com os restantes convidados e partilhou da improvisada ceia. Se assustou a Capuchinho Vermelho ou a Gata Borralheira, isso já não sabemos... (mas podemos imaginar). O que sabemos é que o Pai Natal ficou feliz!


E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. Em casa do Pai Natal, a conversa estava muito animada. Consegues descobrir as histórias de onde saíram as suas visitas? Conheces todos esses textos? Podes aproveitar para os revisitar e elaborar um pequeno painel com as personagens à janela (inspira-te na primeira imagem desta publicação). Podes decorar a janela de acordo com a história a que pertence a personagem. 

2. E se tu também pudesses visitar o Pai Natal, que presente lhe oferecias? Porquê? Desenha esse presente e coloca-o na chaminé! 

3. Um cobertor para as Renas do Pai Natal. Convidamos-te a escolher uma rena (podes conhecê-las na janela 11) e a fazer-lhe um pequeno cobertor. Poderás desenhar esse cobertor, imaginando os materiais e técnicas que utilizarias (descobre o que será fácil de encontrar e o o que é típico da terra do Pai Natal), ou construir um, com recurso a restos de tecido, a bocadinhos de lã... podes experimentar tricotar, costurar, tecer (inspira-te AQUI para fazer um mini

(Já podem ser conhecidos alguns dos trabalhos elaborados, AQUI)

Boas leituras e até ao dia 14!



Sem comentários:

Enviar um comentário