segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 14

Ainda imbuídos do aroma do chocolate quente, que marcou forte presença no calendário, nos últimos dias, trazemos hoje uma divertida história que começa precisamente com o "misterioso" aparecimento de cinco pais natais de chocolate em cima da mesa  da sala de jantar do André, a criança que protagoniza Cinco Pais Natais e Tudo o Mais, um livro bem português, da autoria de Manuela Castro Neves e Maria Bouza. 



Trata-se de mais uma obra onde predomina o imaginário de Natal ligado à figura do Pai Natal, tal como acontece nos livros que saíram da janela 3, da janela 4, da janela 11 e da janela 13. A decoração da árvore e os preparativos para a ceia completam o cenário. E é então que chega a prima Milu... 



Tudo começa porque o André apanhou uma grande constipação...
E porque tem uma madrinha que gosta de surpresas e acredita em magia... (imagem abaixo)


Recorrendo a um interessante jogo de linguagem, quase uma lengalenga, a narrativa vai-se desenrolando em modo acumulativo.

"Ó André, então como é? Cinco Pais Natais barrigudos e bochechudos, cinco trenós, nem arredondados nem bicudos, dez renas de focinhos pontiagudos e nenhum guizo? Quem assim falava era o primo Narciso." 


E assim, de visita em visita, o André vai compondo um verdadeiro cenário de brinquedos de chocolate para "brincar ao Natal" (até porque está constipado e tem que ficar em casa).
E a história prossegue, dando cumprimento a outros rituais, como a decoração da árvore e os preparativos para a ceia:

"Ó André, então como é? Uma estrela dourada e nem ao menos, uma bola brilhante prateada? O Alberto estava certo."


O inesperado acontece quando a prima Milu chega com o peru (que é preciso matar).
É hora de os brinquedos de chocolate (que estavam alinhados a descansar no parapeito da janela), entrarem em ação e fazerem acontecer a "Magia do Natal" (imagem abaixo).


E é por isso que esta história podia ter como título alternativo "Quando o Pai Natal salvou o Peru".

E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. Construir um mini jogo com elementos do Natal, com recurso a materiais de desperdício: por exemplo um jogo do galo (onde em vez de X e 0, podemos ter renas e trenós, ou pais natais e perus, etc. Ou um jogo da memória (podemos desenhar ou colar figuras relacionadas com o Natal - os folhetos de supermercado desta época são um excelente repositório de imagens de Natal). Ou o jogo do peixinho, compondo "famílias" de Natal, etc...

2. Elaborar o nosso dicionário do Natal. Não tem de ser todo de uma vez! Podemos selecionar algumas letras, apenas, e vamos completando ao longo do advento. Por exemplo: A de azevinho, uma palavra verde, com olhinhos vermelhos.  Para os mais pequeninos, construir um dicionário ilustrado, com recurso a colagens, é muito simples e pode revelar-se uma atividade muito divertida (Letra+Palavra+Imagem).

Espreitem os trabalhos que vão chegando a este Calendário, AQUI
E continuem a partilhar connosco as vossas experiências!

Boas Leituras e até ao dia 15!



Sem comentários:

Enviar um comentário