terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Um Calendário de Leituras do Advento com passatempo e brinde

Chegados a dezembro, espreita o Natal...

E porque gostamos do Natal e queremos fazer valer 2020, decidimos ir em busca do Natal nos Livros e trazer, ao longo destes 24 dias, em jeito de Calendário de Advento, 24 sugestões de leituras de Natal.


Alguns dos livros que vão espreitar do nosso Calendário de Leituras do Advento

Este é o mês em que chega o inverno, em que sabe bem estar à lareira, é um mês com feriados e com férias, e, neste ano tão diferente, é um mês para voltar a ficar em casa... Prometemos, pois, tornar este mês especial: com livros por perto, uma mantinha e uma caneca de chocolate quente, não há tédio que resista! 

E para tornar o Natal com Livros ainda mais interessante e interativo, do nosso calendário sairá, em cada dia, uma, ou mais, sugestões de atividades relacionadas com o livro do dia e com o Natal. 

Muito nos agradará, pois, que nos façam chegar as vossas experiências e testemunhos, inspirados neste calendário especial. No dia de Natal teremos uma surpresa...


Dia 1: O Livro do Natal de José Jorge Letria e Afonso Cruz



Para abrir o calendário, e porque ainda haverá quem não fez o presépio, ou não escolheu o menu da consoada, ou esteja a decidir se "encomenda" o presente ao Menino Jesus ou ao Pai Natal... propomos este maravilhoso álbum poético, que reúne 18 poemas em torno desta época: 
O Presépio, A Estrela de Belém, Maria e José, O Burro do Presépio, A Vaca do Presépio, A Ovelha do Presépio, A fala do Menino Jesus, Os Reis Magos, O Sonho do Menino Jesus, O Presépio dos Avós, O Preru da Consoada, A Árvore de Natal, A Missa do Galo, O Pai Natal, Os doces de Natal, As Prensas de Natal, O Natal da Escola, e O Espírito de Natal.

A Ovelha do Presépio: um dos poemas da obra


Trata-se, sem dúvida de um livro muito interessante, onde se cruzam o habitual engenho com as palavras, tão característico de José Jorge Letria, com as inconfundíveis ilustrações de Afonso Cruz, cujo humor acrescenta novas interpretações aos textos, como é possível constatar na imagem acima. 
Um livro para ativar o imaginário do Natal.

O que sugerimos para além da leitura?

1- Verificar se falta algum "assunto importante" nos 18 títulos. Há sempre alguma coisa em falta, pois cada Natal tem as suas particularidades. Vamos acrescentar um título?

2- Construir uma ovelha, em material de desperdício, e atar-lhe uma legenda com um desejo ou uma mensagem de Natal.

Ficamos à espera das vossas "janelinhas" do calendário (que é como quem diz, das vossas respostas às nossas sugestões). Partilharemos os trabalhos nesta página e nas nossas páginas de Instagram e Facebook. Espreitem no menu à direita.

No dia de Natal, sortearemos dois livros entre todos os participantes.

Boas leituras de Natal e até ao dia 2!



Sem comentários:

Enviar um comentário