quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras do Advento | Dia 23

Com o Natal cada vez mais próximo, à nossa janela espreita hoje um livrinho da autoria de um dos grandes nomes da literatura portuguesa, que podemos considerar já um clássico: A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen, com ilustrações de Júlio Resende.  


Trata-se de um texto incontornável, marcado pela enorme sensibilidade que caracteriza a escrita da autora. Tópicos como a comunhão com a natureza e os seus ritmos, a infância, a casa, o olhar sobre os mais desfavorecidos e a amizade, encontram-se presentes na globalidade da sua obra. Curiosamente, o Natal, ora enquanto época que se integra no ciclo do ano, ora enquanto momento privilegiado de encontro(s) é explicitamente abordado em três dos seus livros: A Noite de Natal, O Cavaleiro da Dinamarca e Os Três Reis do Oriente.


Dividida em três capítulos, "O Amigo", "A Festa" e "A Estrela", esta história, através do estabelecimento de um forte contraste entre os mundos de Joana e de Manuel, as crianças que protagonizam a narrativa, dá especial ênfase às desigualdades sociais. 


A narrativa começa com "O Amigo", dando a conhecer ao leitor o mundo de abundância de Joana e o universo de pobreza de Manuel, diferenças que não parecem, contudo, atrapalhar a amizade. 


As descrições pormenorizadas que encontramos em "A Festa", tão reveladoras do olhar de Sophia, em muito contribuem para situar o leitor no clima da narrativa. Da decoração à azáfama que se vive na cozinha, o reino de Gertrudes, quase nos sentimos parte do momento.


O "clique" dá-se quando Joana questiona Gertrudes sobre que presentes irá receber o seu amigo Manuel, e a cozinheira, prontamente, lhe responde que Manuel não vai ter presentes nenhuns porque é pobre e os pobres não têm presentes, têm a pobreza.


Perante esta "revelação", a menina, aproveitando a ida da família à missa do galo, decide que, nessa noite, o seu amigo irá receber presentes. E é quando empreende este ato de coragem que, perante o negro da noite, se dá o milagre: uma estrela aparece para guiar Joana, viagem que dá corpo ao último capítulo "A Estrela".
Do caminho até à cabana, vai constar ainda o encontro com três personagens muito especiais que também seguem a estrela... 

"E Joana viu o seu amigo Manuel. Estava deitado nas palhas entre a vaca e o burro e dormia sorrindo. (...)
- Ah - disse Joana -, aqui é como no presépio!
- Sim - disse o rei Baltasar -, aqui é como no presépio.
Então Joana ajoelhou-se e poisou no chão os seus presentes."


E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. "A Estrela". Elemento emblemático da época e presença obrigatória na decoração de Natal, ainda não fez parte das nossas sugestões. Propomos, então, a elaboração de uma estrela em material de desperdício (cartão, madeira, tecido), que pode conter uma mensagem ou uma palavra inspirada neste belo texto de Sophia. Poderás colocá-la num lugar de destaque na noite de Natal.

2. "A Festa". Ao jeito da descrição dos preparativos da consoada, propomos-te a escrita de um pequeno texto em que relates um pouco da azáfama na tua cozinha, nestes dias. Se preferires podes fazer um desenho.

3. "O Amigo". A amizade é um dos temas principais deste livro. E nesta época também lembramos os amigos. Vamos fazer um Abecedário da amizade? A primeira letra já está: A de AMIGO!

Continuem a partilhar connosco as vossas experiências. O Natal está mesmo a chegar!

Podem conhecer alguns dos trabalhos inspirados no Calendário, AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário