quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras do Advento | Dia 9

À janela número 9 do nosso calendário está um Anjo!

Os anjos, elementos muito presentes no imaginário desta época, também habitam a literatura de Natal (e nós já convidamos um no dia 7). 

Encontram-se, habitualmente, associados à figura de mensageiros, mas ao anjo que espreita da nossa janela de hoje, está reservada uma função muito especial, a de ajudar ao parto do menino Jesus. Estamos a falar de um conto de João Manuel Ribeiro, "O Natal do Anjo Cego", que integra uma coletânea de textos de Natal que se intitula Por ser Natal.

Esta obra reúne quatro contos de Natal, de autores e ilustradores portugueses bem conhecidos, e três poemas elaborados por crianças de 4º ano. É, neste sentido, uma boa montra literária de Natal, com ingedientes para agradar a todos os públicos, como podemos constatar pelo menu (imagem abaixo). 


O Natal do Anjo Cego, o conto que escolhemos para integrar o nosso calendário é um dos textos que aborda o imaginário de Natal mais ligado à figura do Menino Jesus. Recuperando o episódio bíblico da Natividade, este conto leva-nos aos "bastidores" dos anjos, recriando um interessante mundo possível em torno da azáfama da chegada do Menino Deus. Começa assim:


O autor, João Manuel Ribeiro, que além de um grande nome da poesia e da literatura para a infância em Portugal, é também padrinho do Program ELF, autorizou a divulgação do conto integral. Por isso, com um agradecimento especial ao autor, aqui fica:



Esta obra está disponível na Biblioteca António Feijó (vários exemplares). Deixamos um "aperitivo" dos outros contos: "A Rena e a Ilha do Sol", de Fátima Pombo, "Uma História Simples", de Nuno Higino e "O País das Rodas", de Sónia Borges. 




E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. Um "excerto poderoso" do conto "O Natal do Anjo Cego": uma vez que temos acesso ao texto integral, podemos "guardar", copiando para um cartão, ou para um caderno onde guardamos textos bonitos, as palavras, a frase ou o parágrafo que mais nos tocou. (Se ainda não têm esse tal caderno especial, é uma boa ideia pedi-lo como presente e inaugurá-lo com esta sugestão).

2. Uma capa para este conto. Este texto faz parte de um livro com mais textos. E se o quiséssemos colocar sozinho num livro? Como seria a capa desse livro?

3. Podemos ainda ouvir outros textos de João Manuel Ribeiro, no seu Podcast: AQUI, e revisitar as sugestões que apresentamos AQUI

Boas leituras e até ao dia 10!



Sem comentários:

Enviar um comentário