sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 11

Hoje revisitamos mais um clássico de Natal. Trazemos para a nossa janela 11 o poema do americano Clement Clarke Moore, um texto de 1882, que relata a chegada do Pai Natal.

A edição que escolhemos, A Noite de Natal, é uma tradução e adaptação de José Jorge Letria, autor que abriu o nosso Calendário de Leituras de Advento, com ilustrações da premiadíssima Lisbeth Zwerguer, de quem também já falamos AQUI.


Originalmente escrito com o título The Night Before Christmas: A Visit from St. Nicholas, este texto integra o conjunto de obras literárias para a infância, de cunho natalício, que versa sobre o imaginário ligado à figura do Pai Natal, tal como os livros que espreitaram da janela 3 e da janela 4.

Grande parte da beleza da recriação deste poema reside nas maravilhosas ilustrações, responsáveis, por um lado, pelo "realismo" que conferem a um momento "mágico"; e, por outro, pelo clima de paz e aconchego que sobressai da obra (um pouco contrastante, em nosso entender, com a azáfama que hoje rodeia a figura do Pai Natal).


Os passos da chegada do Pai Natal são pormenorizadamente retratados, como podemos ver na imagem acima, sendo dado especial destaque à figura das renas (imagem abaixo), excerto que é regularmente recuperado por outros autores, como vimos, por exemplo, no livro que apresentamos na janela 8.

A merecer uma descrição bem detalhada encontramos, naturalmente, o Pai Natal, figura central deste texto, a quem não faltam os atributos que hoje tão bem lhe conhecemos: a barba branca, a barriguinha, o sorriso, o casaco vermelho... pois, ao que parece, terá sido este texto a dar origem à lenda e à imagem de Santa Claus.



Podemos aceder à versão integral do texto AQUI.

E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. Inspirando-te nas ilustrações de Lisbeth Zwerguer, imagina e representa a chegada do Pai Natal à tua casa: onde "estaciona" o trenó? o que podem "petiscar" as renas?, o que vai encontrar ao descer pela chaminé? Se preferires, podes escrever um pequeno texto, em prosa ou em poesia.

2. Gostarias de saber mais sobre as renas? Encontramos um artigo interessante AQUI. Com a informação que recolheres, podes construir o Bilhete de Identidade deste animal, que, vivendo tão longe, fica tão perto de nós, no Natal.

E, não te esqueças: conta-nos tudo, partilhando connosco as tuas experiências.

Boas leituras, e até ao dia 12!




Sem comentários:

Enviar um comentário