quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 3

Hoje regressamos com sugestão de uma dupla nacional: Clara Cunha, bem conhecida entre nós pelos seus famosos Cuquedos, e Natalina Cóias: Feliz Natal Lobo Mau é o livro que espreita da janelinha nº3 do nosso Calendário de Leituras de Advento.


"Esta é a história do Lobo Mau, que na noite de Natal andava à procura da Capuchinho Vermelho, mas não a encontrou. Quem ele viu foi o Pai Natal, que estava escondido da Avozinha, que por pouco não o apanhou a comer as bolachinhas."

É assim que começa este divertido texto, que, recuperando elementos dos contos populares, como a Capuchinho Vermelho, os Três Porquinhos ou a Velhinha da Cabaça, se aresenta com um enredo hilariante e um final bastante surpreendente.


Esta obra reúne, então, algumas das personagens bem conhecidas de todos nós, e reinventa alguns "clichés" (sabiam, por exemplo, que a cada mentira do Lobo Mau, não lhe crescia o nariz, mas sim a cauda?), propiciando um interessante diálogo intertextual.


Paralelamente, este álbum narrativo desconstrói também alguns lugares comuns: parece que afinal o Pai Natal não é assim tão conhecido... (pelo menos o Lobo Mau não o reconhece, chegando quase a confundi-lo com a Capuchinho Vermelho, o que deixa o velhinho de barbas brancas bastante aborrecido).


O nosso Lobo Mau é, de facto, um Lobo Mau, como ele próprio diz... o que torna difícil pôr em prática algumas das sugestões que o Pai Natal lhe dá (imagem abaixo).


Ainda assim, o Lobo Mau acaba por ter direito a um presente bem surpreendente (será que o feitiço se pode virar contra o feiticeiro?) 

Para além da leitura, sugerimos:

1. Um presente para o Lobo Mau: o que oferecerias ao lobo? Porquê? Vamos desenhar esse presente?

2. Uma receita de "Bolachinas de Natal": aproxima-se o fim-de-semana, um tempo propício a fazer bolachinas. A nossa sugestão é procurar uma receita e reunir os ingredientes, para que não falte nada no dia de as confecionar!

Não se esqueçam de partilhar connosco as vossas experiências.

Boas leituras e até ao dia 3!



Sem comentários:

Enviar um comentário