sábado, 5 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 5

Da nossa janelinha número 5, espreita uma obra de um dos nomes mais conhecidos da Literatura Infantil em Portugal, Luísa Ducla Soares, uma autora que não se escusa a trazer para os seus livros, entre outros assuntos, questões como as desigualdades sociais ou o culto pelo consumo exagerado. Sendo o Natal uma época que faz sobressair estas realidades, são vários as obras que Luísa Ducla Soares dedica ao tema, sendo, portanto, uma autora a que regressaremos ao longo deste calendário de advento.


Os livros sobre a temática natalícia, ora versam sobre um imaginário mais ligado à figura do Pai Natal, como pudemos ver nas sugestões 3 e 4, por exemplo, ora sobre um imaginário mais voltado para a figura do Menino Jesus, como teremos oportunidade de ver ao longo deste advento. Há, porém, um conjunto de publicações, que nos parece em crescendo, que junta estes dois imaginários, provando que há lugar para ambos. A nossa sugestão de hoje é um desses exemplos, e tem por título O Pai Natal e o Menino Jesus


Esta obra tem como cenário o centro comercial, e como protagonistas a avó Mariana, que recorda, nostalgicamente, o Natal da sua infância e vê o Natal de hoje como um negócio, e a neta Sandra, a menina pedinchona que escreve cartas de três páginas ao Pai Natal, e que vê em cada ida às compras, uma oportunidade para pedir mais uma coisa à avó.


A reviravolta acontecerá quando, depois de o Presépio ter sido usado como "painel de publicidade" para os logistas (imagem acima), o Pai Natal entrar em ação e decidir dar um uso inesperado aos artigos ali expostos.

Com o gesto do Pai Natal, até a avó Mariana reconsidera a sua visão do Natal... 


E para além da leitura, o que sugerimos?

1. O Pai Natal decide oferecer um presente ao Menino Jesus. Vamos ajudá-lo a escolher o presente ideal?

2. Vamos fazer um postal de Natal? Ao jeito da ilustradora desta obra, recorrendo ao recorte e à colagem, vamos criar um postal de Natal!

Não se esqueçam de partilhar connosco as vossas experiências!

Boas Leituras e até ao dia 6!




Sem comentários:

Enviar um comentário