domingo, 20 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 20

"Daniel Pastor gostava de mistérios e até acreditava que por detrás das pessoas, das árvores, das flores, dos rios e de tudo o que o rodeava, um mundo ainda maior, tão grande que parecia existir para sempre, tomava conta de si e dizia ao Sol para nascer todas as manhãs." (R.A. Araújo)

À nossa janela de hoje espreita Daniel, um pastor muito especial que foi incumbido de preparar uma grande festa...

É dia de conhecer A Festa dos Pastores, de Rosário Alçada Araújo e Carla Nazareth.

Daniel é pastor. Todos os dias, depois de uma malga de leite e de uma fatia de pão de lenha, segue com o rebanho para os montes. Daniel vive com a avó Bita, que lhe conta histórias, quando à noite regressa e se senta na almofada grenã, enquanto o fogo da lareira faz estalar a lenha e a carqueja.

"Certo dia de outono, Daniel Pastor recebeu uma visita inesperada."

Um anjo mensageiro convidava-o para "o encontro mais bonito que o mundo alguma vez conheceu", e encarregava-o de levar a mensagem a todos habitantes da sua terra, pois todos estavam convidados para a grande festa.

Daniel começou por avisar os seus amigos pastores, que, movidos pela alegria e pelo entusiasmo, depressa encontraram forma de espalhar a notícia (imagem abaixo).

No entanto, e apesar de todos terem recebido o convite (pois o vento deu uma ajuda aos pastores), parece que a mensagem não tocou os habitantes:

"Andamos demasiado ocupados.(...)"

"O início do inverno não é altura para arraiais. (...)"

"Quem, como nós, trabalha todo o dia, não tem sequer tempo para pensar em festas! (...)"

E, por isso, à hora da festa, apenas os pastores e os seus rebanhos estavam no alto do Monte da Vida, quando o Anjo Mensageiro apareceu para contar a grande novidade (imagem acima):

"- Hoje, aqui perto, em Belém de Judá, nasceu um menino chamado Jesus que veio à Terra para ensinar os homens a serem mesmo felizes e não andarem sempre preocupados."

E, então, Daniel e os amigos correram até Belém, onde encontraram, numa gruta, o Menino Jesus, Maria e José. 

"A alegria dos pastores foi imensa e todos agradeceram por poder viver aquele momento único."

Este é mais um exemplo de Literatura de Natal, de potencial receção leitora infantil, que tem como cenário o imaginário mais ligado à figura do Menino Jesus, tal como os livros que apresentamos na janela 7, na janela 9, na janela 10 e na janela 17.

E, para além da leitura, o que sugerimos?

1. Etiquetas para os presentes, ao jeito dos convites dos pastores. Inspirando-te na ideia dos pastores, que escreveram os convites em folhas de árvores, convidamos-te a fazer originais etiquetas para os presentes de Natal, recorrendo também a folhas e a outros elementos da natureza (pauzinhos, pinhas...).

2. Uma manta para o Menino Jesus: lembras-te o que disseram os pastores a Maria e José? Prometeram levar ao Menino uma manta feita com a lã das suas ovelhas. E se experimentasses fazer também tu uma mantinha para o Menino Jesus? Se alguém na tua família souber tricotar, podes pedir ajuda, se não souber, não faz mal, podes recorrer a peças de vestuário em lã, que já não uses (camisola, cachecol, meias...), e fazer uma mantinha (pequenina). Podes até colocá-la no presépio, a cobrir o Menino Jesus. (E manda-nos uma fotografia, sim? Somos muito curiosos!)

3. Um rebanho artesanal: logo a abrir este calendário (Janela 1), propusemos a elaboração de uma ovelha, com recurso a materiais de desperdício. Hoje desafiamos-te a elaborar um pequeno rebanho. Além das ovelhas, poderás fazer também os pastores desta história e montar um bonito cenário de montanha (as caixas de cartão dão sempre muito jeito!)

E não te esqueças de nos enviar fotografias das tuas experiências!

Boas leituras, e até ao dia 21!

Sem comentários:

Enviar um comentário