quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 2

Vamos abrir a janelinha nº 2?

Lá dentro esconde-se um belíssimo livro, onde convivem um sonho, um agricultor, uma árvore e outros habitantes muito especiais... 

Trazemos Sonho de Neve do inconfundível Eric Carle.


Este livro, para primeiros leitores, guarda uma narrativa bem ternurenta, marcada pela simplicidade que caracteriza o estilo do autor, que é também ilustrador.

Sonho de Neve conta a história de um agricultor que "tratava muito bem do Um, do Dois, do Três, do Quatro e do Cinco. Alimentava-os todos os dias e limpava-lhes os estábulos...". Já descobriram quem são os misteriosos habitantes desta quinta?


Depois de tratar dos seus "Números", o nosso agricultor ia para ,casa, "sentava-se no seu cadeirão favorito, bebia um chá quente de hortelã-pimenta e comia uma fatia de pão com mel". Uma noite, teve um sonho... que se tornou um bocadinho realidade: um sonho de neve, que tinha pintado a (sua) paisagem de branco (imagem acima).


Tão deslumbrado ficou o nosso agricultor que quase se esquecia de algo muito importante... Mas afinal, ainda foi a tempo!


Esta história recupera alguns dos elementos mais emblemáticos do Natal, como a neve, os presentes, o estábulo, a árvore, o Pai Natal... reinventando-os numa narrativa que é (também) um convite à simplicidade e à vivência diária da essência do Natal.

O que sugerimos para além da leitura?

1. Já descobriste quem são os misteriosos habitantes? Se tu fosses o agricultor, que nomes lhes davas?

2. Já reparaste que alguns dos animais do estábulo fazem parte do presépio? E se os outros também fizessem? Que função poderiam ter? Podes escolher um dos animais e representar, num desenho, por exemplo, a sua "tarefa" no presépio.

3. E se continuássemos a história de Eric Carle? Os presentes estão mesmo a pedir para serem abertos... O que terá recebido cada um dos animais do estábulo?

Ficamos à espera das vossas respostas! Enviem-nos através do formulário desta página, ou respondendo nos comentários de cada publicação, ou então através das nossas páginas de Facebook e Instagram. Divulgaremos todos os trabalhos e no dia de Natal sortearemos dois livros entre todos os participantes.

Até ao dia 3!



Sem comentários:

Enviar um comentário