segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Calendário de Leituras de Advento | Dia 7

O frio aperta e nós fomos em busca de um livro a condizer... 

Da janela número 7 espreita uma obra ternurenta, protagonizada por uma avó muito especial: uma Babushka! Um trabalho de Sandra Ann Horn e Sophie Fatus.


Com esta obra inauguramos o conjunto de textos de Natal que versam sobre um imaginário mais ligado à figura do Menino Jesus (como falamos AQUI). Com um enredo surpreendente, este texto vai piscando o olho ao adulto sobreocupado com os afazeres mundanos, e deliciando a criança com uma narrativa aconchegante.


Recuperando elementos do "Natal do Menino Jesus", o livro é ainda um convite ao diálogo inter-religioso, como poemos observar pela ilustração das guardas (imagem acima), onde convivem, entre outros elementos, diferentes lugares de culto.


"Há muitos anos vivia uma velhinha num sítio muito distante. Era rechonchuda e doce como um pudim de Natal e não parava de varrer, limpar o pó e polir, desde o nascer do sol até aparecerem as primeiras estrelas. Não havia um grão de pó ou uma teia de aranha na sua casa. Ela mantinha-se sempre ocupada, porque havia um lugar vazio no seu coração e ficava triste quando pensava nisso."

É assim que somos introduzidos nesta belíssima narrativa.


Recorrendo a um interessante paralelismo entre "acontecimentos do presépio", como o anúncio do nascimento de Jesus  aos pastores, pelo anjo, a visita dos Reis Magos..., a protagonista vai ser levada a percorrer o caminho de Belém, que não é mais que o seu caminho de cura e transformação.

"O anjo apareceu de novo e cantou uma cantiga que falava de um menino nascido num estábulo e que tinha apenas uma fralda a envolvê-lo. (...)
«Valha-me Deus!», disse. «Um bebé num estábulo todo sujo, cheio de animais, onde nem sequer há um xaile quentinho que o tape? Tenho de me pôr já a caminho.»"


Esta obra é um verdadeiro hino à generosidade, à solidariedade e à paz!

E o que sugerimos para além da leitura?

1. Sabias que Babushka significa "avó" em russo? (Podendo também siginificar pessoa mais velha). Hoje convidamos-te a descobrir como se diz avó em três línguas diferentes. Vamos a isso?

2. A Babushka desta história foi "avisada" por um anjo da chegada do Menino Jesus. Inspirando-te neste anjo mensageiro, convidamos-te, também, a construir um anjo que poderás colocar porta de entrada da tua casa (ou na porta do teu quarto). Utiliza material de desperdício, como papel, cartão, fitas, algodão... e, se quiseres, dá-lhe um nome relacionado com esta quadra, ou decora-o com uma palavra ou uma mensagem de Natal.

E não te esqueças de partilhar connosco, pois, como explicamos AQUI, no dia de Natal vamos sortear dois livros!

Boas leituras e até ao dia 8!



Sem comentários:

Enviar um comentário