sexta-feira, 10 de outubro de 2025

LER fora da Escola: balanço 2024/2025

"Foram 9 meses, 9 sessões, 40 livros, muitas horas de conversa-partilha, muitos sorrisos, algumas lágrimas e muita cumplicidade! Foi um caminho de verdadeira transformação para as famílias participantes e para nós, que dinamizamos e acompanhamos cada passo deste percurso.

A leitura partilhada continua a produzir bons frutos, com reflexos muito positivos nos diferentes ambientes onde as famílias se movem.

Mais tempo de qualidade, mais conversa, mais cumplicidade, laços afetivos fortalecidos, mais conhecimento e curiosidade crescente são os efeitos mais imediatos do convívio assíduo com a boa literatura.

Os (bons) livros transformam vidas. E conhecer é a palavra de ordem. A escola tem aqui um papel insubstituível, pois continua a ser a instituição mais bem habilitada para levar este conhecimento às famílias (e se a escola não o fizer, ninguém o fará).

Continuamos, pois, a acreditar!"


Escrevíamos estas palavras nas nossas RS no rescaldo da última sessão da edição inaugural do projeto LER fora da Escola 24/25. Vínhamos de coração cheio: como SEMPRE acontece quando partilhamos da alegria de quem descobre e se deixa transformar pelo poder da leitura literária em família. 

Num momento em que já estamos a abraçar projetos e atividades de um novo ano letivo, deixamos, em jeito de balanço-reflexão, um olhar sobre o caminho percorrido.

O Caminho

Aceitando o convite-desafio da RBE e da EDULOG, integramos a equipa de trabalho deste projeto nacional. O trabalho que íamos desenvolvendo com o grupo de pais que acompanhávamos no JI de Trovela servia de base à dinamização das sessões de orientação que dinamizávamos para os professores e educadores que, no país, também se encontravam a implementar o projeto. Tratou-se de um percurso que cruzou os princípios do LER fora da Escola com a experiência acumulada ao longo de quase duas décadas de investigação e desenvolvimento de projetos de promoção da leitura em família, com foco na educação literária, nomeadamente o programa ELF.

Ao longo do ano, em modo diário do projeto, fomos dando conta dos degraus que íamos subindo, à medida que se somavam livros, afetos e experiências. Para os que desejarem revisitar (ou conhecer) este caminho, deixamos aqui reunidos os atalhos diretos para os ecos de cada sessão.

Sessão zero: Novo projeto: Ler fora da Escola

Sessão 1: Criar ambientes de leitura: espaço, tempo e sentido

Sessão 2: Os livros na família: observar, conversar e criar

Sessão 3: Mentes curiosas, famílias perguntadoras

Sessão 4: Leituras para acolher o frio e enroscar conversas

Sessão 5: Leituras para começar o ano a viver intensamente

Sessão 6: Leituras para explorar o mundo e as palavras que o contam

Sessão 7: Leituras para acordar a primavera e reviver a tradição

Sessão 8: Leituras para saborear as palavras e a vida

Sessão 9: Nove meses depois. Os bons livros transformam vidas

Tertúlia de Encerramento

Destaques LER fora da Escola (1)

Destaques LER fora da Escola  (2)



A salinha virtual LER fora da Escola

De modo a facilitar o acesso e a consulta aos diferentes materiais produzidos ao longo do ano, criamos neste blogue a página LER fora da Escola, exclusivamente dedicada a este projeto. Neste espaço encontram acesso direto às sessões de orientação para professores, que totalizam mais de 10 horas de conversa sobre livros e leitura partilhada, às 20 estantes que no final do ano letivo 24/25 preenchiam o Espaço dos Livros com uma curadoria de 202 títulos. E ainda ao diário de bordo a Ler mais e melhor, que também acolheu esta ação, e onde podem encontrar um conjunto de testemunhos em vídeo de pais participantes no projeto.

Foi um belo percurso! Em 2025/2026 retomaremos para uma nova etapa.

Até breve!



Sem comentários:

Enviar um comentário