sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

ELF: O doce feitiço das leituras chega à EB de Trovela

O Programa de Educação Literária na Família, que está a dar que falar, está neste momento em Trovela. Este grupo de mães transpira entusiasmo, antecipando os momentos maravilhosos que vai viver junto dos seus, com os livros de permeio.


Momento da componente formativa da sessão 1
(O Som das lengalengas de Luísa Ducla Soares)
Mães felizes sentem-se regressar à infância.
O Programa ELF (O doce feitiço das leituras) é composto por um conjunto de 6 sessões, ao longo das quais as famílias participantes vão conhecendo alguma da atual produção literária para a infância e experimentando estratégias de abordagem aos livros em contexto familiar. Num ambiente intimista, os participantes vão partilhando as suas experiências de leitura com os pares.

O Programa arrancou no dia 30 de janeiro, com a sessão zero, data em que a Maria José Machado, depois de contar a História do Vicente às mães presentes, ofereceu um frasco de tempo a cada uma, lançando o desafio de o encher com experiências resultantes de tempo passado dom os filhos.

A Maria José conta a história do Vicente e partilha também a sua história.
 

A Maria José Machado faz parte da equipa dinamizadora do programa, 
na qualidade de mãe que participou no projeto piloto em 2015/16, tendo continuado a sua formação com a autora do programa ao longo dos anos seguintes. Fala com o coração e defende que não tem o direito de guardar só para si aquilo que aprendeu e tão bem fez à sua família (e nós agradecemos MUITO, claro!)

Na sessão 1, antes de darmos início à componente formativa em torno do 1º kit de livros, partilhamos as nossas experiências em torno destes frascos mágicos (epíteto atribuído pelos pequenos leitores).
Todas as mães concordaram com os benefícios do "feitiço" produzido pelo estranho objeto.
Da mousse de chocolate feita pela mamã Lurdes (que em troca recebeu flores - imagem abaixo), passando por jogar às cartas, ao pauzinho ou fazer um desenho com o pai, construir a "almofada de histórias" (outro projeto de leitura articulação com a família que chegou à casa da mamã Marília por estes dias), até ler, e aprender a usar as tintas (como aconteceu com a mamã Susana), a magia dos frascos do tempo espalhou-se pelas famílias ELF de Trovela.


A Inês e a Camila presentearam a mãe pelo tempo que lhes dedicou.

A Susana explica à filha o uso das tintas
 (e o resultado é incrível)

E como umas leituras levam a outras, e neste grupo de participantes há mães que já passaram por experiências semelhantes, no tempo em que os seus filhos mais velhos frequentavam o Jardim de Infância e o 1º ano (O Lê para mim que depois eu conto... deixou muitas sementes - dizem as mães), a mãe Lurdes, a propósito do tempo, deixou esta sugestão de leitura de Paulo Oom (que nós aprovamos, claro! A partir da próxima sessão, circulará pelo grupo).






E agora que o 1º kit de leituras viajou para as casas das famílias ELF de Trovela, já estamos ansiosos pela partilha de experiências. A escolha deste 1º conjunto recaiu sobre o património popular, a temática familiar, e a infância.

1º Kit: O som das lengalengas, O meu avô e Orelhas de borboleta.

Boas leituras, boas experiências e bons momentos em família!!


Até já...

Sem comentários:

Enviar um comentário