quarta-feira, 21 de junho de 2017

Os Universos Extraordinários da LI

Da descoberta de Malala ao fim das aventuras dos habitantes da "clareira do pinheiro grande", as leituras deste 4º conjunto literário permitiram a pequenos e grandes leitores regressar a temas que já haviam proporcionado interessantes reflexões, como os direitos humanos.
O cruzamento com a obra O Autocarro de Rosa Parks foi imediato. E como as obras inspiradas em factos reais, ainda que o tema seja difícil, parece despertar grande interesse nas crianças, a professora titular de turma, que continua a acompanhar esta nova fase do programa ELF, aproveitou para realizar em contexto de sala de aula, na modalidade de leitura gratuita, a leitura integral da obra, com toda a turma.





Desafios como "Malala por um dia" fizeram parte das experiências dos participantes, que apontaram como causas a defender: o fim do bullying no recreio e o combate à poluição.
Já os Provérbios de Pernas para o Ar permitiram continuar as recolhas destes pedacinhos de sabedoria popular, que tanto agradam a estas famílias, tendo ainda deixado vontade de criar histórias que incluam provérbios (um desafio para as férias de verão).
Uma das sugestões que se revelou particularmente divertida (embora não muito fácil) foi a elaboração de um Dicionário de Contos:





Por fim, a despedida dos Contos da Mata dos Medos: uma partilha emocionante!
Do vocabulário do autor que passou a integrar o quotidiano destas famílias, passando pelo humor com que o autor trata temas inquietantes, até aos excertos poderosos que algumas famílias registaram nos seus poemários, esta obra, a par de Os figos são para quem passa, granjeou um lugar cimeiro no pódio das escolhas dos participantes. 
Estas famílias, para além da leitura destes quatro volumes, passaram a recomendar o autor aos amigos e familiares e até a integrar o novo volume (que reúne os quatro títulos) nas listas de presentes!
O novo volume que reúne os quatro títulos
que compõem a tetralogia Contos da Mata dos Medos.



Sem comentários:

Enviar um comentário