quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

O (novo) Natal dos Livros

A cada ano, a nossa biblioteca de Natal vai crescendo: as representações do Natal na literatura para a infância e juventude constituem um gosto e interesse pessoal. Na vastíssima publicação que encontramos à volta deste tema, é possível conhecer ou revisitar o imaginário de Natal que nos enforma, familiarizar-se com o Natal de outras paragens, e (em tendência crescente) refletir sobre problemáticas sociais emergentes.

Para ilustrar o novo Natal dos livros, selecionamos quatro títulos, publicados em 2023, que nos parecem constituir uma amostra interessante das tendências temáticas da (atual) literatura de Natal para a infância e juventude. Com a criança no centro e "as solidões" ao fundo, nesta seleção encontramos famílias diferentes que partilham angústias comuns. Estes títulos integram o nosso "31 de livros", que, ao longo do mês de dezembro, ao ritmo de um por dia, nas redes sociais FB e Instagram, vem dando corpo à seleção 2023


Algures na Neve, de Linde Faas (2023), editado pela Baduga, foi uma das últimas entradas na nossa “biblioteca de Natal". Trata-se de um livro marcado pela beleza das ilustrações e pela subtileza da mensagem. 

Sofia vive com o pai e a sua casa destoa das demais, nesta época natalícia. É pela mão desta criança, e à boleia de um alce, que somos conduzidos bosque adentro em busca da Luz. É neste lar que a pequena Sofia vai encontrar um pouco do amparo e do aconchego que lhe faltam no seu. 

Um livro que coloca o dedo numa das feridas dos tempos que vivemos: a dádiva do Tempo e como escolhemos gastá-lo. Um livro com neve por fora e por dentro, porque “arrepiar-se” pode ser o primeiro passo para descobrir auroras.


Um desejo de Natal, de Helen Mortimer e Rachael Dean (2023), editado pela Minutos de Leitura, é um livro "com livros dentro”, outra das nossas paixões literárias. 

Henrique, a criança que protagoniza esta narrativa, vive com os pais por cima da livraria O Encanto das Palavras, um lugar ao fundo da rua, cada vez menos procurado e mais solitário, numa cidade onde "as pessoas seguem apressadas". É seguindo os sonhos desta criança, que voltamos a acreditar no poder das palavras e na possibilidade de fazermos acontecer.

Este livro junta a infância, a magia e o imaginário de Natal numa missão urgente, revelando-se, mais do que um livro de Natal, um elogio ao livro e às livrarias. 


Aquele Natal inteiro e limpo, de José Gardeazabal e Susana Matos (2023), editado pela Kalandraka, foi o último livro a dar entrada na nossa biblioteca deste ano. Consideramo-lo o livro do Natal 2023.

Trata-se de uma original analogia entre o Natal e a revolução do 25 de abril, numa narrativa protagonizada por uma neta curiosa e um avô que se “perdeu nos labirintos da memória”. 

E é entre as perguntas da neta e as respostas do avô, que compreendemos que nada é para sempre, que para que o Natal seja todos os dias, assim como a a Liberdade (não são a mesma coisa afinal?), precisamos de arregaçar as mangas (a cada nova manhã). 

É com as palavras de Sophia em música de fundo que percorremos as páginas desta obra, tentando manter a esperança e acreditando que cada Natal encerra a possibilidade de uma nova madrugada com um final feliz.


Como é que o Pai Natal desce pela chaminé?, de Marc Barnett e Jon Klassen (2023), editado pela Orfeu Negro. Retomando a figura do Pai Natal, apreciamos, sobretudo, o espírito perguntador que o atravessa.

Nesta obra podemos intuir um narrador criança ou adulto, dependendo da idade natalícia de cada um. Aliando o humor ao espírito perguntador, num desfilar de perguntas desconcertantes acompanhadas de inusitadas possibilidades de resposta (com novas perguntas dentro), este livro é um excelente alimento para o pensamento crítico e criativo.

Um olhar mais demorado à componente pictórica pode conduzir-nos a outras reflexões, como a solidão do Pai Natal. Um livro com muitos espaços em branco para o leitor preencher (ou não).

Desengane-se, pois, quem acha que já tudo foi dito ou escrito sobre esta emblemática figura do imaginário do Natal.

Se, tal como nós, são fãs de livros onde mora o Natal, poderão gostar de (re)visitar o nosso calendário de leituras de advento, assim como o Natal dos (novos) livros.

Se são fãs de Literatura Infantil, poderão gostar de conhecer a nossa secção Livros por Temas.

A todos desejamos um quadra festiva cheia de paz, de amor e de boas leituras! [LMB]

Sem comentários:

Enviar um comentário