quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O Natal dos (novos) livros

A magia do Natal pode manifestar-se de diferentes maneiras. Há um ano partilhávamos, através do nosso Calendário de Leituras de Advento, diferentes imaginários e representações do Natal na literatura para a infância (e não só).

(Podem revisitar o Calendário, com as 24 sugestões compiladas, AQUI).

Este ano, trazemos duas novidades, dois livros editados, em Portugal, no último trimestre de 2021: O Natal da Tia Josefina, de Michael Engler e Martina Matos e Floco de Neve, de Benji Davies.

Ambas as obras têm como cenário o Inverno e a Cidade. O Natal da Tia Josefina é protagonizado por uma humilde família de ratinhos que recebe, inesperadamente, a notícia da visita da tia Josefina, uma famosa assobiadora que há muito havia emigrado para a América e que tinha fama de ser alguém a quem era difícil agradar.

A família Ratatovsky não sabe como resolver o problema, uma vez que a falta de dinheiro não lhes permite nem viajar no Natal nem fazer uma festa à medida da Tia Josefina. 

Contracapa e pormenores do miolo de O Natal da Tia Josefina

Não conformadas com a situação, as crianças Ratatovsky, Gaspar e Felícia, decidem procurar ajuda. 

Acompanhamos, então, através das belíssimas ilustrações desta obra, a viagem dos dois irmãos pelos diferentes espaços comerciais da cidade e somos invadidos por um misto de nostalgia e de indignação, ao mesmo tempo que nos congratulamos com o inesperado êxito da missão.

Pormenores do miolo de O Natal da Tia Josefina

Talvez não estejamos preparados, contudo, para o surpreendente desfecho da narrativa...

Trata-se de um excelente livro para nos interrogarmos e interrogarmos o mundo.

Pormenores do miolo de O Floco de Neve

Em O Floco de Neve, o autor retoma um dos tópicos presentes noutras obras suas, a estreita relação entre os avós e os netos (falamos de outra obra do autor AQUI), cruzando-o com a primeira viagem de um tímido floco de neve.

À semelhança da obra anterior, percorremos as ruas da cidade pela mão de Noëlle e do seu avô, admiramos as lojas e as ruas iluminadas e partilhamos do desejo da menina: ter uma árvore de Natal tão bonita como a da montra.

Pormenores do miolo de O Floco de Neve

"Talvez para o  ano" é a resposta do avô. Noëlle recolhe então um pequeno ramo que encontra junto ao passeio e, em casa com a ajuda do avô, decora-o e coloca a pequena árvore à janela. Entretanto, o nosso tímido floco de neve experimenta a sensação de ser empurrado pelo vento, de ver a cidade iluminada e de não saber onde irá cair...
Na contracapa, o autor revela que se trata de "uma história sobre a magia dos encontros inesperados"... Que surpresa estará reservada a Noëlle?

Duas obras ternurentas que levam o Natal mais além, apresentando ao leitor interessantes pistas de reflexão.

Desejamos a todos vocês, que desse lado também acreditam que o Natal (assim como a vida) é melhor com livros, um doce e aconchegante Natal. 
Por cá, já sabem, entrem que estamos abertos!



Feliz Natal e felizes leituras!

(Outras sugestões de leituras de Natal: AQUI.)




Sem comentários:

Enviar um comentário