sexta-feira, 27 de março de 2020

As casas que moram em nós #Fique em Casa 8

O momento que atravessamos fez-nos repensar a CASA e o que ela representa, trouxe-lhe novos sentidos... Nunca estivemos tanto tempo em Casa.
Ora, a Literatura para a Infância é pródiga em publicações em torno do conceito e da temática da CASA.
Escolhemos para hoje uma obra com um título inusitado: Onde moram as Casas, um livro da autoria de Carla Maia de Almeida e Alexandre Esgaio.


Trata-se de um trabalho que convida a (re)visitar as casas e as pessoas que nos habitam. E pode ser visto, e ouvido pela voz de Elsa Serra, aqui:



"As pessoas moram nas casas, mas o contrário também é verdade: AS CASAS MORAM NAS PESSOAS." É assim que começa esta história...

Dupla página inicial

1. As Casas que moram em mim

Já tínhamos pensado nisto? Que casas moram em nós? Que casas fazem parte de nós? Podemos conversar sobre o assunto e representar as casas que são importantes para cada elemento da família.

Dupla página - miolo da obra
"Os abraços de algumas pessoas são como grandes salões de festa onde cabe muita gente."




2. Quem fica na sala? 

Vamos aceitar o repto da autora e entrar neste jogo: desenhamos uma casa e dentro de cada divisão escrevemos o nome (ou desenhamos) das pessoas que associamos àquela divisão.


Dupla página - miolo da obra

"A cozinha é o coração da casa..."


3. Um hino à minha cozinha

Ao jeito de Carla Maia de Almeida, vamos associar SABORES aos diferentes momentos do dia (ou da vida). Em alternativa podemos associar receitas a diferentes estados de espírito. Bolo de chocolate para quando... Salada de fruta para os momentos...

Dupla página - miolo da obra
4. Jogo da Glória

Esta dupla página lembra-nos o Jogo da Glória. E se inventássemos um parecido com "segredos" sobre a nossa casa, as suas divisões, ou com as casas que moram em nós?

5. Guardas para guardar as "minhas casas"

Vamos inspirar-nos nas guardas desta obra e construir algo parecido, com a representação das casas que moram em nós (a nossa, as dos nossos famililiares e amigos, a escola... ).

Guardas iniciais

Guardas Finais
Inspirem-se: vão descobrir novos motivos para gostar de estar em casa.
Continuem a partilhar connosco as vossas experiências, e não se esqueçam:

#Fiquem em casa e (re)descubram o prazer de ler juntos

Sem comentários:

Enviar um comentário