sexta-feira, 29 de março de 2019

O Doce Feitiço das Leituras: mais uma Tertúlia ELF


Foi em ambiente de festa que encerramos mais uma edição do Programa ELF: O Doce Feitiço das Leituras. Ao longo de oito semanas, um grupo de mães do 1º ano da EB de Trovela viveu e partilhou experiências fascinantes em torno dos livros e da leitura: "Se um livro se transformasse num jardim andante""Arte, Viagens, Caça aos talentos e Dicionários muito especiais", "Quando as personagens dos livros ficam a morar em nossas casas". Sugestões de livros de educação parental e ideias para encher os "frascos do tempo" fizeram , também parte deste percurso.


Exposição com os trabalhos realizados pelas famílias partcipantes ao longo do Programa.

A tertúlia ELF contou com a apresentação de trabalhos e testemunhos pelas famílias partcipantes, uma interessante conversa com o padrinho do Programa, o Escritor João Manuel Ribeiro, uma "hora do Conto" recheada com figos - Os Figos são para quem passa, pela voluntária e dinamizadora ELF Maria José Machado, e um pequeno momento de convívio. 
O fascínio pelos mundos possíveis que moram nos livros
e que brotam das leituras
 é visível no rosto de pequenos e grandes leitores.
A mãe Marinha fala da experiência da construção do "jardim do João",
 inspirado no Jardim de Babaï, e do Dicionário das Palavras do João.

A mãe Marília recorda a obra O Mundo no Segundo
que deu origem ao inusitado trabalho "A minha escola num minuto",
uma viagem pela EB de Trovela ao longo dos últimos 10 anos!

A expectativa dos pequenos leitores enquanto a Maria José viaja pelas guardas desta história recheada com figos é grande!
Depois da alma aconhegada com histórias dos livros e histórias da vida, é hora de mimar o palato com as iguarias inspiradas nos "feitiços".
As honras são dadas a João Manuel Ribeiro, que depois de ter partilhado com os presentes os benefícios da leitura afetiva (foi assim que o poeta classificou as vivências da leitura no Programa ELF), alimento para o espírito, partilha, também, o alimento para o corpo: a tradicional broa de milho caseira acompanhada de mel abre a mesa da degustação de "petiscos literários".
João Manuel Ribeiro faz as honras de abertura da mesa de
 "petiscos literários".
A tradicional broa de milho acompanhada de mel a fazer justiça ao
 "apelido" do Programa ELF: "O Doce Feitiço das Leituras"

Iguaria inspirada na obra de Alice Vieira A que sabe esta história?

E enquanto se degustam os "petiscos literários", revisitam-se
os trabalhos apresentados.
Aqui, a estrela é "A minha Escola num minuto".
De alma a transbordar é, talvez, a expressão que melhr traduz o nosso estado de espírito em momentos destes. Acreditamos no poder e na bondade dos livros! Acreditamos nos milagres da leitura em família!

Sem comentários:

Enviar um comentário