Tornar o livro uma presença assídua no quotidiano das famílias terá um impacto significativo no desenvolvimento do gosto pela leitura. E quanto mais cedo o livro entrar nas rotinas da criança, integrando o dia-a-dia familiar, melhor.
Porque hoje é o dia das madrinhas (e dos padrinhos), e porque o livro pode compor (ou transformar-se) num bom folar, vamos partilhar mais uma Biblioteca para Afilhados.
![]() |
Alguns livros da biblioteca do Lourenço (12 meses 12 livros) |
Aquando da apresentação da Biblioteca da Ema (12 meses, 12 livros, uma seleção da Madrinha), ficou prometido apresentar A Biblioteca do Lourenço...
Hoje é um dia oportuno para o fazer.
Como expliquei, na Biblioteca para Afilhados I, esta fabulosa ideia é da autoria de uma amiga, e mãe leitora, a Maria José Machado. Como fui tia - e madrinha - pouco tempo depois, "copiei-a". Aqui fica, então, em jeito de partilha e/ou sugestão
A Biblioteca do Lourenço (12 meses, 12 livros)
![]() |
O 1º livro Adivinha quanto eu gosto de ti |
A Biblioteca do Lourenço foi inaugurada com a obra Adivinha quanto eu gosto de ti, um livro ternurento, que tive a sorte de conseguir na versão cartonada, e que se fazia acompanhar da pequena lebre que protagoniza esta narrativa (Transformando-se assim num interessante livro brinquedo adequado a mãos pequeninas).
O 2º livro Coração de Mãe |
Com a chegada do Lourenço, nasceu também uma MÃE e um PAI. Em homenagem à mamã, o segundo livro a habitar a biblioteca do bebé, foi Coração de Mãe, seguindo-se Pê de Pai, um hino ao Papá. Estes álbuns, da dupla autoral Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, antes de fazerem as delícias da criança, fazem as delícias dos pais. Numa fase em que as emoções são vividas de modo particularmente intenso, estas obras revestem-se de um significado especial.
![]() |
O 3º livro Pê de Pai |
Era chegada a hora de apresentar ao Lourenço um grande amigo da madrinha: Frederico, um dos ratinhos literários mais famosos, e um grande nome do universo internacional da literatura infantil: Leo Lionni. Esta maravilhosa obra, sem idade, é obrigatória em qualquer biblioteca. No caso de crianças pequeninas, há ainda a possiblidade de enriquecer a coleção com os "Fredericos" cartonados (números e cores...).
![]() |
4º livro Frederico |
Eric Carle é outro dos nomes incontornáveis no panorama internacional da literatura. O Senhor Cavalo Marinho é um belíssimo álbum que, além da profusão de cores, tão típica do autor, integra páginas em acetato, permitindo um interessante jogo de construção de cenários. O resultado é uma viajem surpreendente ao fundo do mar, onde se passeiam peixes com uma missão muito nobre: carregar os ovos até à eclosão e nascimento dos bebés.
![]() |
O 5º livro O Senhor Cavalo Marinho |
Aos seis meses, o Lourenço conheceu o conto popular mais emblemático de sempre, O Capuchinho Vermelho, versão dos Irmãos Grimm, numa bonita edição "recortada" da editora fábula.
![]() |
6º livro O Capuchinho Vermelho |
À medida que o Lourenço vai crescendo, vai gostando cada vez mais de brincadeiras com palavras "A galinha põe o ovo, e o Lourenço papa-o todo!" foi a primeira lengalenga a entrar no seu repertório. O livro das Lengalengas Coloridas de Tiago Salgueiro e Elsa Navarro apresentava-se, então, como um conjunto de possibilidades novas para jogar com a musicalidade da língua.
![]() |
7º livro Lengalengas Coloridas |
Obrigado a Todos, um hino à gratidão, da já conhecida dupla autoral do Planeta Tangerina, é um livro que aguça o olhar do leitor para o Outro que vive ao nosso lado, para os pequenos gestos de bondade que nos agraciam no dia a dia, e aos quais nem sempre prestamos a devida atenção.
8º livro Obrigado a Todos |
Luísa Ducla Soares, um nome incontornável da Literatura para a Infância em Portugal, chegou à biblioteca do Lourenço, com a obra O Fulano do F, um texto divertidíssimo, com ilustrações de Raquel Pinheiro, revelador das potencialidades criativas da língua. As gargalhadas e a vontade de "imitar" o modelo, com as letras da família, por exemplo, ficam garantidas.
![]() |
9º livro O Fulano do F |
O Princípio, um belíssimo álbum de Paula Carballeira e Sonja Danowski aborda um tema difícil, a guerra. Trata-se de mais uma obra que cumpre um importanta papel no que à alteriadade diz respeito. A força das crianças (materializada no ato de brincar), o poder da união, e a valorização do momento presente, fazem desta obra um verdadeiro hino à Esperança.
![]() |
10º livro O Princípio |
A chegada da primavera oferecia o contexto ideal para os Poemas para as Quatro Estações, Manuela Leitão e Catarina Correia Marques, darem entrada na biblioteca do Lourenço. Para degustar e saudar cada estação do ano com poesia.
![]() |
Guardas finais de Poemas para as Quatro Estações: o 11º livro |
E, finalmente, Pelo rio correm histórias, um livro acabadinho de vir a lume quando se completavam os 12 meses, 12 livros da biblioteca do Lourenço. Trata-se de uma obra de Conceição Vicente e Rui Castro, que reúne três textos de índole popular da região de Águeda: a porta de entrada no maravilhoso mundo lendário português, e o primeiro livro autografado pelos dois autores, encerrava a "primeira estante" da desta bibloteca.
![]() |
12º livro Pelo rio correm histórias |
A biblioteca do Lourenço (12 meses, 12 livros) ficou, assim, composta por um conjunto de obras que constituem uma amostra do variado leque de opções que a atual literatura para a infância oferece. Autores nacionais e internacionais, prosa e poesia, temas mais duros e temas mais leves, afetos e humor, clássicos e contemprâneos... uma iniciação ao maravilhoso mundo dos livros e da leitura em família.
Para inspirar outras bibliotecas, aqui ficam as referências, pela ordem de entrada:
McBratney, S. e Jeram, A. (2004). Adivinha quanto eu gosto de ti. Lisboa: Caminho.
Martins. I. M. e Carvalho, B. (2008). Coração de Mãe. Carcavelos: Planeta Tangerina.
Martins. I. M. e Carvalho, B. (2006). Pê de Pai. Carcavelos: Planeta Tangerina.
Lionni, L. (2009). Frederico. Matosinhos: Kalandraka.
Carle, E. (2016). O Senhor Cavalo Marinho. Matosinhos: Kalandraka.
Grimm, J. e W. e Fabris, N. (2019). O Capuchinho Vermelho. Amadora: Fábula.
Salgueiro, T. e Navarro, E. (2019). Lengalengas Coloridas. Porto: Porto editora.
Martins. I. M. e Carvalho, B. (2011). Obrigado a Todos. Carcavelos: Planeta Tangerina.
Soares, L. D. e Pinheiro, R. (2013). O Fulano do F. Porto: Civilização.
Carballeira. P. e Danawski, S. (2012). O Princípio. Matosinhos: Kalandraka.
Leitão, M. e Marques, C. C. (2017). Poemas para as quatro estações. Lisboa: Máquina de Voar.
Vicente, M. C. e Castro, R. (2019). Pelo rio correm histórias. Porto: Trinta por uma Linha.
Fica prometida, para breve, a segunda estante da Biblioteca do Lourenço.
Boas leituras e bons folares da Páscoa (com recheio de palavras)!
Sem comentários:
Enviar um comentário