domingo, 5 de abril de 2020

Biblioteca para Afilhados II

Tornar o livro uma presença assídua no quotidiano das famílias terá um impacto significativo no desenvolvimento do gosto pela leitura. E quanto mais cedo o livro entrar nas rotinas da criança, integrando o dia-a-dia familiar, melhor.

Porque hoje é o dia das madrinhas (e dos padrinhos), e porque o livro pode compor (ou transformar-se) num bom folar, vamos partilhar mais uma Biblioteca para Afilhados.


Alguns livros da biblioteca do Lourenço (12 meses 12 livros)

Aquando da apresentação da Biblioteca da Ema (12 meses, 12 livros, uma seleção da Madrinha), ficou prometido apresentar A Biblioteca do Lourenço... 
Hoje é um dia oportuno para o fazer.

Como expliquei, na Biblioteca para Afilhados I, esta fabulosa ideia é da autoria de uma amiga, e mãe leitora, a Maria José Machado. Como fui tia - e madrinha - pouco tempo depois, "copiei-a". Aqui fica, então, em jeito de partilha e/ou sugestão

A Biblioteca do Lourenço (12 meses, 12 livros)

O 1º livro Adivinha quanto eu gosto de ti

A Biblioteca do Lourenço foi inaugurada com a obra Adivinha quanto eu gosto de ti, um livro ternurento, que tive a sorte de conseguir na versão cartonada, e que se fazia acompanhar da pequena lebre que protagoniza esta narrativa (Transformando-se assim num interessante livro brinquedo adequado a mãos pequeninas).

O 2º livro Coração de Mãe


Com a chegada do Lourenço, nasceu também uma MÃE e um PAI. Em homenagem à mamã, o segundo livro a habitar a biblioteca do bebé, foi Coração de Mãe, seguindo-se Pê de Pai, um hino ao Papá. Estes álbuns, da dupla autoral Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, antes de fazerem as delícias da criança, fazem as delícias dos pais. Numa fase em que as emoções são vividas de modo particularmente intenso, estas obras revestem-se de um significado especial.



O 3º livro Pê de Pai

Era chegada a hora de apresentar ao Lourenço um grande amigo da madrinha: Frederico, um dos ratinhos literários mais famosos, e um grande nome do universo internacional da literatura infantil: Leo Lionni. Esta maravilhosa obra, sem idade, é obrigatória em qualquer biblioteca. No caso de crianças pequeninas, há ainda a possiblidade de enriquecer a coleção com os "Fredericos" cartonados (números e cores...).


4º livro Frederico

Eric Carle é outro dos nomes incontornáveis no panorama internacional da literatura. O Senhor Cavalo Marinho é um belíssimo álbum que, além da profusão de cores, tão típica do autor, integra páginas em acetato, permitindo um interessante jogo de construção de cenários. O resultado é uma viajem surpreendente ao fundo do mar, onde se passeiam peixes com uma missão muito nobre: carregar os ovos até à eclosão e nascimento dos bebés.


O 5º livro O Senhor Cavalo Marinho

Aos seis meses, o Lourenço conheceu o conto popular mais emblemático de sempre, O Capuchinho Vermelho, versão dos Irmãos Grimm, numa bonita edição "recortada" da editora fábula. 


6º livro O Capuchinho Vermelho

À medida que o Lourenço vai crescendo, vai gostando cada vez  mais de brincadeiras com palavras "A galinha põe o ovo, e o Lourenço papa-o todo!" foi a primeira lengalenga a entrar no seu repertório. O livro das Lengalengas Coloridas de Tiago Salgueiro e Elsa Navarro apresentava-se, então, como um conjunto de possibilidades novas para jogar com a musicalidade da língua.


7º livro Lengalengas Coloridas
Obrigado a Todos, um hino à gratidão, da já conhecida dupla autoral do Planeta Tangerina, é um livro que aguça o olhar do leitor para o Outro que vive ao nosso lado, para os pequenos gestos de bondade que nos agraciam no dia a dia, e aos quais nem sempre prestamos a devida atenção.  

8º livro Obrigado a Todos


Luísa Ducla Soares, um nome incontornável da Literatura para a Infância em Portugal, chegou à biblioteca do Lourenço, com a obra O Fulano do F, um texto divertidíssimo, com ilustrações de Raquel Pinheiro, revelador das potencialidades criativas da língua. As gargalhadas e a vontade de "imitar" o modelo, com as letras da família, por exemplo, ficam garantidas.

9º livro O Fulano do F

O Princípio, um belíssimo álbum de Paula Carballeira e Sonja Danowski aborda um tema difícil, a guerra. Trata-se de mais uma obra que cumpre um importanta papel no que à alteriadade diz respeito. A força das crianças (materializada  no ato de brincar), o poder da união, e a valorização do momento presente, fazem desta obra um verdadeiro hino à Esperança. 

10º livro O Princípio

A chegada da primavera oferecia o contexto ideal para os Poemas para as Quatro Estações, Manuela Leitão e Catarina Correia Marques, darem entrada na biblioteca do Lourenço. Para degustar e saudar cada estação do ano com poesia.

Guardas finais de Poemas para as Quatro Estações: o 11º livro

E, finalmente, Pelo rio correm histórias, um livro acabadinho de vir a lume quando se completavam os 12 meses, 12 livros da biblioteca do Lourenço. Trata-se de uma obra de Conceição Vicente e Rui Castro, que reúne três textos de índole popular da região de Águeda: a porta de entrada no maravilhoso mundo lendário português, e o primeiro livro autografado pelos dois autores, encerrava a "primeira estante" da desta bibloteca.

12º livro Pelo rio correm histórias
A biblioteca do Lourenço (12 meses, 12 livros) ficou, assim, composta por um conjunto de obras que constituem uma amostra do variado leque de opções que a atual literatura para a infância oferece. Autores nacionais e internacionais, prosa e poesia, temas mais duros e temas mais leves, afetos e humor, clássicos e contemprâneos... uma iniciação ao maravilhoso mundo dos livros e da leitura em família.

Para inspirar outras bibliotecas, aqui ficam as referências, pela ordem de entrada:

McBratney, S. e Jeram, A. (2004). Adivinha quanto eu gosto de ti. Lisboa: Caminho.

Martins. I. M. e Carvalho, B. (2008). Coração de Mãe. Carcavelos: Planeta Tangerina.

Martins. I. M. e Carvalho, B. (2006). Pê de Pai. Carcavelos: Planeta Tangerina.

Lionni, L. (2009). Frederico. Matosinhos: Kalandraka.

Carle, E. (2016). O Senhor Cavalo Marinho. Matosinhos: Kalandraka.

Grimm, J. e W. e Fabris, N. (2019). O Capuchinho Vermelho. Amadora: Fábula.

Salgueiro, T. e Navarro, E. (2019). Lengalengas Coloridas. Porto: Porto editora.

Martins. I. M. e Carvalho, B. (2011). Obrigado a Todos. Carcavelos: Planeta Tangerina.

Soares, L. D. e Pinheiro, R. (2013). O Fulano do F. Porto: Civilização.

Carballeira. P. e Danawski, S. (2012). O Princípio. Matosinhos: Kalandraka.

Leitão, M. e Marques, C. C. (2017). Poemas para as quatro estações. Lisboa: Máquina de Voar.

Vicente, M. C. e Castro, R. (2019). Pelo rio correm histórias. Porto: Trinta por uma Linha.

Fica prometida, para breve, a segunda estante da Biblioteca do Lourenço.

Boas leituras e bons folares da Páscoa (com recheio de palavras)!

Sem comentários:

Enviar um comentário