sexta-feira, 24 de abril de 2020

Na capa teria um girassol: Gente que ama os livros I

Na sequência dos propostas que vimos apresentando na rubrica #Fique em Casa, temos recebido testemunhos, partilhas de experiências e trabalhos realizados em família. Muito obrigada a todos! 
Tentaremos, nesta rubrica que hoje iniciamos, Gente que ama os livros, partilhar o fruto de tão grande generosidade.


Seleção de obras para kit Nuvem Vitória, de que faremos abaixo.
 (Maria José Machado)

No rescaldo das comemorações do dia do livro, partilhamos hoje um pouco da experiência da Maria José Machado (MJ), que, em resposta ao nosso desafio #Fique em Casa 13, escreveu assim:

"Se eu fosse um livro,
Gostaria que ele guardasse o segredo de "Como fazer o outro feliz".
Gostaria de ter na capa um girassol, uma borboleta, um coração, um bolo de chocolate e uma máquina fotográfica.
Do meu livro varria as seguintes palavras: "falta de educação" e "inércia".
Temeria a palavra "inveja".
Gostaria muito que os meus leitores fossem pessoas felizes e donos de um coração generoso.
O que gostaria de ouvir dizer de mim?
"A-DO-RO este livro. É pura animação. Muito me ri com ele já".

E gostaria que me lessem confortavelmente instalados à sombra de uma grande árvore, com vista para a minha linda Ribeira do Neiva. E claro, com algo de doce por perto." (MJ)

Um dos cantinhos com livros da MJ

A Maria José integrou o grupo de famílias ELF, na sua primeira edição (programa de um ano), tendo sido responsável pela replicação do projeto nas edições de 2018 e 2019. Desde então, o seu caminho pelo universo da leitura e da sua promoção, foi sempre a crescer: depois de um excelente trabalho enquanto voluntária da leitura, é hoje voluntária do projeto Nuvem Vitória.
A Maria José esteve connosco no encerramento da última edição ELF, no passado dia 6 de março, contou-nos um pouco desta nova experiência, e partilhou com os presentes alguns dos livros que mais sucesso têm junto das crianças e jovens hospitalizados, com quem trabalha.


Tertúlia na EB de R. Souto - Testemunho de M.J. Machado

A alegria e o entusiasmo presentes no testemunho desta Nuvem, são a evidência do poder "curativo" que os livros encerram. "Nem sempre é fácil entrar e quebrar a barreira que separa as crianças, os jovens e até os seus pais dos livros", relata a MJ, mas depois de o conseguir é sempre uma vitória. Uma das coisas que esta voluntária mais aprecia é poder ajudar a serenar um bebé mais agitado. O segredo? Uma caixinha de música e um poema cuidadosamente selecionado que ela guarda no seu "poemário" especial.

"Receita para serenar um bebé" (Nuvem MJ)

Outra das grandes alegrias que a MJ partilha é o facto de os adolescentes aderirem muito bem aos álbuns: "se no início parecem um pouco reticentes, e nem demonstram grande interesse, à medida que vamos lendo, a atenção deles (e dos pais quando estão presentes) aumenta de forma bem significativa, acabando por resultar em sorrisos e palavras de agradecimento que nos enchem o coração".

Um dos momentos que recorda com particular carinho? A noite de Natal!

Nuvem MJ na noite de Natal 2019

Muito obrigada, Maria José Machado! Por tão grande coração!


Sem comentários:

Enviar um comentário