sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Literatura Infantil e Representações da Família

Sessão 2

“No seguimento da evolução social das últimas décadas, com evidentes repercussões no universo familiar, a literatura para a infância acompanhou e refletiu as mudanças ocorridas, permitindo refletir sobre o seu relevo e impacto” (Ramos & Boo, 2012: 13).


Nesta sessão propomos uma viagem por três obras de publicação recente que tocam a temática da representação da família na Literatura para a Infância.



Começamos com um passeio ao lado de um avô muito especial, um avô que agora "tem bastante tempo": tempo para ter aulas de alemão e de pilates, tempo para fazer "piqueniques na relva", cultivar o jardim, escrever "ridículas cartas de amor", beber chá, cozinhar, ajudar os "pugs" a atravessar a rua, e ainda ir buscar o neto à escola.
Prémio Internacional Ilustração 2014, esta obra, de Catarina Sobral, aborda não apenas o lugar dos avós, mas também e sobretudo o lugar do tempo, ou do que fazemos com ele. Repensar prioridades e valorizar o importante são reflexões que o leitor é convidado a fazer, enquanto se passeia com "o meu avô" e com outras personagens que lhe vão piscando o olho a partir de uma tela de pintura ou de cinema.



Este álbum de Carla Maia de Almeida e Marta Monteiro  apresenta um conjunto de descrições / reflexões sobre as mais variadas representações da família no século XXI, recorrendo a uma analogia com os deuses da antiga mitologia greco-latina (que encontraremos sob a forma de glossário no final do livro).
A riqueza metafórica e intertextual, aliada a subtis jogos de linguagem perpassados por notas de humor, fazem desta obra um registo riquíssimo ao nível da formação do intertexto leitor.
A ilustração desempenha um importante papel complementar: apetrecha de pormenores culturais, geográficos, e até de vivências do quotidiano, as descrições apresentadas pelo texto verbal.



Grandes obras podem brotar de encontros inesperados. É o que nos conta António Mota neste inusitado dicionário que nasceu de uma viagem de comboio, a pedido de uma menina de 7 anos: “Eu gostava que fizesse um livro só para mim. Um livro que tivesse poucas palavras. Mas que essas palavras me fizessem sonhar. Eu gostava muito de ter um livro em que cada palavra contasse muitas histórias.” E assim nasceu esta obra que, a cada dupla página nos apresenta 3 palavras para cada letra do alfabeto, unidas por uma ilustração única: o resultado final é não apenas um livro para sonhar mas também um sonho de livro. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Literatura Infantil e Património Popular


Sessão 1

Foi ao som das lengalengas que demos início à exploração do potencial temático da literatura infantil.



O contacto com a poesia popular aproxima-nos das origens, favorece a apropriação de um património e herança comuns, e permite a familiarização com a sonoridade das palavras.



Esta recolha de Luísa Ducla Soares, musicada por Daniel Completo e ilustrada por João Vaz de Carvalho  resulta num produto final muito rico e apelativo.







Quem não se recorda do Coelhinho Branquinho que foi à horta buscar couves para fazer um caldinho, e quando chegou encontrou a porta fechada, porque já lá estava a cabra cabrês?
Este conto popular português reescrito na vizinha Espanha por Xosé Ballesteros recria um cenário tipicamente campestre, integra jogos de linguagem carregados de humor e encerra uma lição de vida muito peculiar... As ilustrações completam a obra.





E este primeiro tema não poderia ficar completo sem a mestria que Alice Vieira coloca nas suas reescritas.

Desde o célebre Capuchinho Vermelho que preferia chamar-se "Sandra Vanessa", passando pela Princesa e a Ervilha, cuja preocupação do príncipe é se a princesa "saberá ler?", até à emblemática Carochinha que afinal casa (em segundas núpcias) com um "carocho igualzinho a ela", esta obra está recheada de agradáveis surpresas para alimentar as diferentes fomes dos leitores (é que o Vítor Sobral decidiu acrescentar uma receita culinária a cada história).





E este é o primeiro desafio das famílias participantes: descobrir o património popular, etnográfico e cultural através da literatura para a infância!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Formar Mediadores é Formar Leitores


Outubro é o mês das Bibliotecas Escolares e é o mês de todos os recomeços.
E é no dia 1 de outubro que começamos este projeto - Educação Literária na Família - junto de um grupo de pais de alunos do 2º ano do ensino básico da EB1 de Ponte de Lima, no agrupamento de Escolas de António Feijó.

Parte integrante de um estudo de caso no âmbito do programa de doutoramento em Estudos da Criança - Literatura para a Infância, é nosso objetivo, ao longo de oito sessões trabalhar o potencial afetivo e temático da Literatura para a Infância junto dos primeiros Mediadores de Leitura: os Pais.



A Princesa de Aljustrel introduziu-nos no universo da Literatura Infantil: jogo, intertextos, diálogo entre componente verbal e pictórica...


Com Agora não, Duarte, deixamos uma mensagem importante aos 
Mediadores de Leitura...

Um caminho que promete...