segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ELF Comercial: uma nova experiência Educação Literária na Família

Porque acreditamos que qualquer lugar é bom para sentir e espalhar a alegria da leitura partilhada, estamos a preparar uma nova experiência com o objetivo de levar a Educação Literária na Família ao universo comercial.

Depois de uma já longa trajetória em ambiente escolar e do sucesso experimentado com o ELF Empresarial, é já este mês de novembro que vamos levar o projeto para o espaço comercial. 


1.   O que é o ELF Comercial? O programa ELF Comercial consiste na dinamização de sessões de leitura e orientação para a leitura partilhada em família, em espaços comerciais.

Assenta em duas premissas:

Os livros falam de tudo: associaremos livros de literatura infantil aos diferentes ramos comerciais, dando a conhecer a ampla oferta de temas presentes hoje na edição para a infância (tradição popular, conhecimento do mundo, temas difíceis…).

A leitura é para todos (todos, todos, todos): apresentaremos e exploraremos estratégias simples de abordagem aos livros, orientando a família para tirar o melhor proveito dos momentos de leitura partilhada. A leitura não é assunto exclusivo da escola. Qualquer lugar é bom para sentir e espalhar a alegria da leitura.

1.       Porquê a criação do ELF Comercial?

São muitos os estudos científicos que demonstram, inequivocamente, os benefícios da leitura ao longo da vida, com destaque para a importância da leitura partilhada, em família, durante a infância. O terreno que os ecrãs recreativos vêm granjeando, em idades cada vez mais precoces, acarreta prejuízos de ordem diversa, como o provam os vários estudos recentes na área. A redução do tempo de conversa em família, a diminuição da curiosidade natural da criança, o défice de atenção, a ausência de pensamento crítico e as perturbações do sono são apenas alguns exemplos. A leitura partilhada apresenta-se, neste contexto, como um aliado poderoso para recuperar o tempo de conversa em família, a curiosidade e concentração, trazendo inúmeros benefícios ao nível da qualidade do tempo em família e do desenvolvimento saudável da criança e do adolescente.

O ProgramaELF é o resultado de um trabalho que conta já com mais de 18 anos no terreno, pelo qual passaram mais de 500 famílias. Até 2023, o projeto foi desenvolvido exclusivamente a partir da escola (pública). Atendendo aos benefícios que as famílias participantes experimentam e testemunham, e também ao sucesso que experiências semelhantes, no panorama nacional e internacional, vinham conhecendo, em 2024 levamos para o terreno a primeira experiência do projeto em ambiente empresarial, o local de trabalho das famílias, sobretudo dos pais. Os resultados foram muito encorajadores, pelo que decidimos alargar o projeto aos espaços comerciais, ajustando o seu formato.


Ao longo do ano letivo 2025/2026, o ELF comercial percorrerá três espaços comerciais em Ponte de Lima. O primeiro, já no próximo dia 15 de novembro, será a Sapataria Pés de Seda; no dia 21 de março de 2026 estaremos no Restaurante Orelha de Elefante, e no mês de junho na Ourivesaria Gama.

Cada sessão funciona de forma independente, sendo apresentadas obras com ligação (explícita ou implícita) ao espaço comercial e experimentadas estratégias de abordagem à leitura em família. Os pais poderão optar por participar apenas na sessão para a qual são convidados ou continuar a sua formação através da participação nas sessões subsequentes. 

O programa ELF Comercial conta com o apoio do Agrupamento de Escolas António Feijó e da Livraria União.

Até já!


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

LER fora da Escola: balanço 2024/2025

"Foram 9 meses, 9 sessões, 40 livros, muitas horas de conversa-partilha, muitos sorrisos, algumas lágrimas e muita cumplicidade! Foi um caminho de verdadeira transformação para as famílias participantes e para nós, que dinamizamos e acompanhamos cada passo deste percurso.

A leitura partilhada continua a produzir bons frutos, com reflexos muito positivos nos diferentes ambientes onde as famílias se movem.

Mais tempo de qualidade, mais conversa, mais cumplicidade, laços afetivos fortalecidos, mais conhecimento e curiosidade crescente são os efeitos mais imediatos do convívio assíduo com a boa literatura.

Os (bons) livros transformam vidas. E conhecer é a palavra de ordem. A escola tem aqui um papel insubstituível, pois continua a ser a instituição mais bem habilitada para levar este conhecimento às famílias (e se a escola não o fizer, ninguém o fará).

Continuamos, pois, a acreditar!"


Escrevíamos estas palavras nas nossas RS no rescaldo da última sessão da edição inaugural do projeto LER fora da Escola 24/25. Vínhamos de coração cheio: como SEMPRE acontece quando partilhamos da alegria de quem descobre e se deixa transformar pelo poder da leitura literária em família. 

Num momento em que já estamos a abraçar projetos e atividades de um novo ano letivo, deixamos, em jeito de balanço-reflexão, um olhar sobre o caminho percorrido.

O Caminho

Aceitando o convite-desafio da RBE e da EDULOG, integramos a equipa de trabalho deste projeto nacional. O trabalho que íamos desenvolvendo com o grupo de pais que acompanhávamos no JI de Trovela servia de base à dinamização das sessões de orientação que dinamizávamos para os professores e educadores que, no país, também se encontravam a implementar o projeto. Tratou-se de um percurso que cruzou os princípios do LER fora da Escola com a experiência acumulada ao longo de quase duas décadas de investigação e desenvolvimento de projetos de promoção da leitura em família, com foco na educação literária, nomeadamente o programa ELF.

Ao longo do ano, em modo diário do projeto, fomos dando conta dos degraus que íamos subindo, à medida que se somavam livros, afetos e experiências. Para os que desejarem revisitar (ou conhecer) este caminho, deixamos aqui reunidos os atalhos diretos para os ecos de cada sessão.

Sessão zero: Novo projeto: Ler fora da Escola

Sessão 1: Criar ambientes de leitura: espaço, tempo e sentido

Sessão 2: Os livros na família: observar, conversar e criar

Sessão 3: Mentes curiosas, famílias perguntadoras

Sessão 4: Leituras para acolher o frio e enroscar conversas

Sessão 5: Leituras para começar o ano a viver intensamente

Sessão 6: Leituras para explorar o mundo e as palavras que o contam

Sessão 7: Leituras para acordar a primavera e reviver a tradição

Sessão 8: Leituras para saborear as palavras e a vida

Sessão 9: Nove meses depois. Os bons livros transformam vidas

Tertúlia de Encerramento

Destaques LER fora da Escola (1)

Destaques LER fora da Escola  (2)



A salinha virtual LER fora da Escola

De modo a facilitar o acesso e a consulta aos diferentes materiais produzidos ao longo do ano, criamos neste blogue a página LER fora da Escola, exclusivamente dedicada a este projeto. Neste espaço encontram acesso direto às sessões de orientação para professores, que totalizam mais de 10 horas de conversa sobre livros e leitura partilhada, às 20 estantes que no final do ano letivo 24/25 preenchiam o Espaço dos Livros com uma curadoria de 202 títulos, e às "Sugestões da Lúcia", um conjunto de propostas de atividades em torno de um conjunto de livros destas estantes. Encontrarão ainda o acesso ao diário de bordo a Ler mais e melhor, que também acolheu esta ação, e ao conjunto de testemunhos em vídeo de pais participantes no projeto.

Foi um belo percurso! Em 2025/2026, continuamos a aposta na promoção da leitura em ambiente familiar. 

Até breve!



quarta-feira, 30 de abril de 2025

Literatura infantil para adultos: Experiência ELF em ambiente empresarial

O trabalho de quase duas décadas em torno da promoção da leitura em ambiente familiar confirma-o: a Literatura Infantil (também) é para adultos.

A transformação pessoal e familiar permeada por estes livros que, edição após edição, vemos acontecer nos diferentes projetos de leitura em ambiente familiar, de que é exemplo o programa ELF, especialmente vocacionado para a Educação Literária na Família, levou-nos a ousar uma nova experiência: levar o programa ELF para o ambiente empresarial, o local de trabalho das famílias. 

Aconteceu nos últimos meses de 2024, numa parceria entre a ESE-IPVC e a PAINHAS S.A., envolvendo um grupo de seis participantes, pais de crianças entre os seis meses e os nove anos de idade, orientado por dois docentes, e com a colaboração de duas alunas finalistas do curso de licenciatura em Educação Básica.

O programa ELF adaptou-se ao contexto empresarial, em termos de horário e número de livros a abordar, mantendo, contudo, a sua génese e características: um grupo de pais, um conjunto de livros representativo das principais tendências da atual publicação literária para a infância, um conjunto de seis sessões, de periodicidade semanal, integrando componente formativa, experiencial e de partilha; e uma tertúlia final aberta ao público (neste caso, aos colaboradores da empresa).

O corpus: a literatura infantil que também conversa com os adultos

Atendendo ao facto de dispormos de menos tempo para cada sessão, reduzimos o número de livros a abordar em cada semana. Ao nível dos temas, a nossa escolha recaiu sobre as representações da literatura da tradição popular, representações da família e representações do ambiente. Privilegiamos livros indutores de questionamento, diferentes intencionalidades discursivas e diferentes materialidades, não esquecendo a representatividade autoral e editorial. 

Assim, depois de uma espécie de sessão zero, em que trabalhamos a importância da criação de ambientes de leitura, auxiliados pelo Vendedor de Felicidade, de David Cali e Marco Somà, seguimos para o lugar da tradição e a recuperação da infância, com Espreita pela Janela, de Katerina Gorelik, e Destrava-lengas, de Luísa Ducla Soares e Helder Peleja; Aqui estamos nós, de Oliver Jeffers, e a Manta do José, de Miguel Gouveia e Raquel Catalina, deram corpo a uma interessante sessão sobre a família nos livros e os livros na família; Herberto, de Lara Hawthorne, Era uma vez e muitas outras serão, de Johanna Sehaible, e Uma quinta, de Alex Noguès e Alba Azaola, foram o mote para aguçar o olhar sobre o Outro e sobre o mundo. Natal com a tia Josefina, de Michael Engler e Martina Matos, foi a leitura de despedida, na tertúlia de encerramento.
Já falamos de todas estas obras por aqui. A maior parte destes títulos integrou a última edição ELF, em ambiente escolar.


Os resultados

Os aspetos mais valorizados pelos participantes foram o conhecimento de livros, o conhecimento e experimentação de estratégias (simples) de abordagem aos livrso, como a análise de peritextos e a apreciação da ilustração, e a partilha de experiências entre particpantes e dinamizadores.

"A nossa relação com os livros mudou para sempre. Não há como voltar atrás"
Estas famílias destacaram o impacto do projeto a nível familiar, referindo, entre outros aspetos, o aumento do tempo de qualidade, das conversas e dos assuntos para conversar em família, a diminuição do tempo de ecrãs recreativos dos vários elementos da família, e uma nova forma de ler "sem a pressão das perguntas". 
Ao nível empresarial referiram uma maior proximidade e empatia entre colegas, o aumento da curiosidade em torno dos livros e da leitura, e até a descoberta de novas facetas nos colegas, aspetos que convergem para um maior bem-estar geral no trabalho.

Work in Progress

Temos muito em que pensar. Não podemos parar!
Esta experiência piloto foi a alavanca, o ponto de partida para um trabalho que pretendemos alargar e fortalecer. Partilhamos alguns recortes desta iniciativa na Semana da Leitura 2025 da ESE-IPVC e nas V Jornadas Internacionais em Educação Literária (IE-UM). 

Queremos espalhar a mensagem e engrossar esta corrente do bem. 
Criar uma bolsa de voluntários para disseminar o projeto é uma das nossas próximas ações. Se também acreditam na bondade dos livros e no poder transformador da leitura literária, entrem em contacto connosco.
Até já!

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Hoje escolhemos homenagear Jella Lepman: especial Dia Internacional do Livro Infantil

O livro infantil é propriedade universal de toda a infância.

(Jella Lepman)

Hoje, dia internacional do livro infantil, queremos homenagear Jella Lepman, uma mulher visionária que, no dificílimo contexto do pós-guerra, na Alemanha, construiu pontes de paz através do livro infantil. A mulher que esteve na origem da criação da biblioteca internacional da juventude de Munique e da mais alta instância do livro infantil, o IBBY, responsável pelo prémio Hans Christian Andersen, autor nascido nesta data há 220 anos, a quem devemos a efeméride deste dia.

E haverá melhor forma de homenagear Jella Lepman do que conhecendo (e dando a conhecer) o seu trabalho e o seu legado? 
Para além do "clássico" Un puente de libros infantiles, uma obra de caráter autobiográfico da autora (que recomendamos vivamente a todos os mediadores), gostaríamos de sugerir dois livros ilustrados que, embora não se encontrem publicados em português, são excelentes propostas, do ponto de vista estético (e histórico), para entrar no universo de Jella Lepman. Falamos de The Lady with the books, de Kathy Stinson e Marie Lafrance, também publicado em francês e em castelhano, e o recente Jella Lepman and her library of dreams, de Katherine Patterson e Sally Deng, edição também disponível em audiobook (grátis).  
São obras baseadas no trabalho de Jella Lepman, enriquecidas com apontamentos ficcionais, textuais e pictóricos, e ainda com peritextos informativos, um registo que é uma tendência em crescendo na edição literária para a infância e juventude, e que se vem revelando muito do agrado de pequenos e grandes leitores.

A estas obras juntamos ainda as recomendações da própria autora, duas das histórias preferidas dos "leitores de Jella": Ferdinando, o Touro, de Munro Leaf, texto que a fundadora da biblioteca internacional da juventude terá feito aparecer no sapatinho de muitas crianças alemãs, A Cabana do Tio Tomde Harriet Beecher Stowe, ou, numa versão adaptada ao público juvenil, A Cabana do Pai Tomás.
Tratando-se de dois clássicos da literatura infantil e juvenil, não perderam atualidade. Aliás, a sua leitura reveste-se hoje de especial sentido. 

O mundo, mais do que nunca, precisa da bondade dos livros e do poder transformador que a leitura encerra. Na senda de Jella Lepman, continuemos, pois, a acreditar e a fazer a nossa parte.

Quando desejamos de verdade que um sonho se cumpra, quase sempre teremos de ser nós próprios a apoiá-lo.

adapatado de Jella Lepman in Un puente de Libros Intantiles
                                        
                                                                            [LMB]