Tal como falamos AQUI, quinzenalmente dão entrada no #Espaço dos Livros dez novas sugestões de leitura. 10 livros para aguçar o olhar sobre o que nos rodeia foi o mote para a seleção do Espaço dos Livros #2.
Nesta seleção continuamos a privilegiar o texto literário, mantendo-se a diversidade como principal critério, sobretudo em termos de discurso e tipologia de livro.
Em termos temáticos, poderíamos dizer que a CASA é o fio condutor nesta dezena de livros: a Casa TERRA, que abriga as sementes (que se tornarão flores) que encontramos em A pequena semente; a Casa LUA, um livro cheio de quartos e meninos que se veste de poesia, dando forma aos Filhos da Lua. A Casa dos AVÓS, que ora aparece como ponto de partida, em Corre, Corre, Cabacinha, ora como ponto de chegada em Ainda falta Muito?, ora como palco de festa, como acontece em O Rosto da Avó. A casa que convida a espreitar pela JANELA, permitindo o acesso a mundos surpreendentes, que se revelam em Espreita pela Janela; a Casa CANTEIRO, onde se escondem e descobrem os talentos que nos tornam únicos e especiais, como aprendemos com Herberto, a Casa de FAMÍLIA, que encerra e conta histórias a quem lá entrar, a Casa CORAÇÃO, onde se inventam medidas para os afetos, que encontramos nas páginas de Adivinha quanto eu gosto de ti, e a Casa do ESPANTO, que se desvenda a cada página de OH!
Estes livros acolhem-nos como uma verdadeira casa, convidando-nos a olhar o que nos rodeia com olhos de primeira vez. Boa parte deles também mora nesta casa. É uma boa altura para os (re)visitarmos.
A pequena semente integra uma das nossas seleções sobre as Representações do ambiente na LIJ (e é também uma excelente leitura para os dias de outono); Herberto dá corpo à nossa primeira seleção de obras para uma Pedagogia da Felicidade, e aparece amiúde nos livros de LIJ recomendados a adultos. Falamos de O rosto da avó a propósito dos Avós que povoam a atual literatura para a infância, sendo um título igualmente presente nos pódios de recomendações para adultos; Espreita pela janela fez parte do corpus inaugural da nova temporada ELF; Entre os 12 livros que compõem uma das nossas bibliotecas para afilhados encontramos Adivinha quanto eu gosto de ti; e integrado nas representações da arte na literatura infantil, falamos de OH!
Corre, corre cabacinha, de Eva Mejuto e André Letria, é uma obra que nos é muito cara, é um clássico desta casa, pois fez parte do nosso primeiro kit de livros Lê para mim que depois eu conto... (o nosso primeiro projeto de promoção de leitura em família - 2007). Trata-se de uma belíssima adaptação do conto popular português A Velha e os Lobos (recolha de Adolfo Coelho) e é também uma excelente sugestão de leitura de outono! Ainda falta muito?, uma obra de Carla Maia de Almeida e Alex Gozblau (2009) é o livro ideal para ver com olhos de primeira vez. À boleia da pequena narradora e do seu irmão, vamos fazer o percurso da cidade até à aldeia, observando tudo o que habitualmente não vemos. Falamos desta obra AQUI, aquando da última visita da autora ao AE António Feijó.
No Diário do Projeto (3) partilhamos sugestões de abordagem a alguns destes títulos.